NOTÍCIAS Ver todas

Bênção do Fogo Simbólico inicia comemorações da Independência

Publicado em 23/08/2012, Por Assessoria de Imprensa

Anualmente é realizada a cerimônia de bênção do Fogo Simbólico por ocasião das comemorações da Independência do Brasil, no dia 07 de setembro. Por isso, na manhã de quinta-feira (23), na Igreja São João Batista, aconteceu a bênção do Fogo Simbólico da Pátria.
Estiveram presentes, a secretária de Educação e Cultura Maristela Pires de Lima (no ato representando o Executivo), presidente da Câmara de Vereadores, Ademir Maito, capitão da Brigada Militar, Marcelo Almeida de Souza, representante do Escritório da Receita Estadual, Mozara Raymundi, presidente do Hospital São João, Leocir Perin, vigário da Paróquia São João Batista, pe. Vanderlei Gomes de Oliveira, secretária de Habitação, Angela Cirino Rodrigues, diretores de escolas, presidente do Rotary, Danastor Borsato, presidente do Lions, Sergio Pinheiro, presidente do Conselho Municipal de Educação, Geneci Bogoni, entre outras.
A Liga de Defesa Nacional tem como finalidade difundir e incrementar o civismo nas comunidades, promover e incentivar o culto aos símbolos nacionais, preservando os heróis e figuras ilustres da história. Os temas da Semana da Pátria deste ano: Nacional – José Maria da Silva Paranhos Júnior, primeiro e único Barão do Rio Branco; Estadual – Homenagem ao economista Guido Mondin; Municipal – Conheça Sananduva e faça parte desta história.
O acendimento do Fogo Simbólico da Pátria e início da 75ª Corrida aconteceu no dia 19 de agosto, em Caxias do Sul, terra natal de Guido Mondin. A Liga de Defesa Nacional autorizou os municípios para que pudessem realizar o acendimento da chama no círio das igrejas. Em Sananduva, a secretária de Educação Maristela Pires de Lima acendeu a chama do Fogo Simbólico. Em seguida, a bênção à chama pelo pe. Vanderlei.
Após entoar o Hino Nacional e o Hino de Sananduva, fizeram uso da palavra, o capitão da Brigada Militar e a secretária de Educação e Cultura. Os alunos Airton de Souza, representando o pioneiro Fiorentino Bacchi, e Eduarda Bertolini, representando a esposa de Fiorentino, receberam das mãos da secretária a tocha com o Fogo Simbólico para conduzirem até a Brigada Militar que permanecerá sobre a guarda até o dia 1° de setembro. Neste dia, o Fogo será conduzido até o Altar da Pátria, localizado na Av. Fiorentino Bacchi, em frente à Prefeitura Municipal. A trajetória até a Brigada foi acompanhada pela Banda Marcial Construindo Cidadania e pelos alunos da Oficina de Teatro que representam os imigrantes italianos que colonizaram o Município, além de demais alunos, professores e comunidade em geral.




Compartilhar:
| WhatsApp