Tabagismo tem tratamento gratuito no Município
Publicado em 26/06/2012, Por Assessoria de Imprensa
A melhoria na capacidade física e pulmonar, aumento dos laços familiares e afetivos, sono mais tranquilo, economia financeira, melhora do olfato, entre outras vantagens. Essas são algumas diferenças destacadas pelos participantes do Programa de Abordagem e Tratamento do Fumante logo nos primeiros encontros. Foi pensando na melhoria da saúde e bem estar desses sananduvenses que a administração municipal, através da Secretaria de Saúde do Município aderiu ao Programa.
O tabagismo é considerado um problema de saúde pública devido à dependência química causada, além de expor as pessoas a inúmeras substâncias tóxicas. Os dependentes do tabaco são as principais vítimas de doenças limitantes e muitas vezes fatais, como o câncer. Além disso, acarretam problemas físicos, emocionais e sociais.
O Programa de Abordagem e Tratamento do Fumante propõe grupos de até 15 pessoas, com encontros semanais, quinzenais e mensais ministrados pelos profissionais das Unidades Básicas de Saúde. O Município dispõe de dois grupos em funcionamento, sendo que um deles conta com 14 fumantes que já estão no terceiro mês de tratamento para abandonar o hábito de fumar. Este tratamento gratuito é composto por reuniões coletivas, medicações, avaliações médicas, psicológicas e de enfermagem, além de material de apoio.
Entre os participantes, nove são assíduos, cinco são itinerantes, três participantes sofrem crises de abstinência, dois tiveram recaídas e dois participantes, já no segundo mês de grupo, dispensaram o uso da medicação. Todos já expuseram de alguma forma as vantagens em parar de fumar. Deste modo, são parabenizados pela força de vontade e capacidade de mudança nas escolhas para suas vidas e para sua saúde. Para os fumantes que desejam parar de fumar e conhecer os benefícios que essa atitude proporciona, procurem uma Unidade Básica de Saúde do Município.
Compartilhar:
|
WhatsApp