Município é citado como um dos mais atuantes do Estado durante encontro da Sefaz
Publicado em 23/04/2012, Por Assessoria de Imprensa
A Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (Sefaz) por meio da 3ª Delegacia da Receita Estadual, em parceria com a prefeitura Municipal de Veranópolis, promoveu encontro de trabalho com prefeituras da região Serrana do Estado na quarta-feira (18), na Casa da Cultura de Veranópolis. Esteve presente no evento representando o Município de Sananduva, o secretário da Fazenda Lucas Nunes de Paula.
Na ocasião foi apresentado e discutido o novo Programa de Integração Tributária (PIT) e o Programa de Educação Fiscal (PEF), da Receita Estadual. Os programas apresentados são instrumentos de parceria entre o Estado do Rio Grande do Sul e seus municípios na questão da arrecadação dos tributos (PIT), bem como na consolidação de um programa permanente de desenvolvimento da consciência tributária (PEF).
Durante o encontro, o coordenador da APET – Assessoria de Promoção e Educação Tributária da Receita Estadual, Alexandre Bortolini, citou alguns municípios como mais atuantes do Estado. Entre eles, Sananduva que se destacou nos últimos anos pelo aumento no Índice de Participação, atingindo em 2012 o maior índice de participação na partilha do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) da história do Município. Também, com relação ao PIT – Programa de Integração Tributária atingiu 51 pontos superando todas as pontuações registradas em anos anteriores.
Segundo Bortolini, a Educação Fiscal é um trabalho em conjunto da União, Estado e Municípios visando a correta aplicação dos recursos. “É importante a sociedade acompanhar esse ciclo financeiro desde a origem até o final da aplicação desses recursos”, disse. Ainda, afirmou que Sananduva deu início a caminhada plantando a semente para a mudança cultural dos municípios, elogiando o trabalho realizado junta a Receita Estadual, através do escritório no Município.
O encontro contou com a presença do secretário de Estado da Fazenda, Odir Tonollier, chefes dos Executivos e servidores da área fiscal/tributária.
Compartilhar:
|
WhatsApp