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Entenda como funciona a carteira de trabalho digital

Publicado em 13/01/2020, Por Assessoria de Comunicação

Projeção é de que R$ 5 milhões sejam economizados até o fim deste ano com a eliminação da emissão do documento

A carteira de trabalho digital ganhou status de documento oficial quando passou a ser usada, opcionalmente, em substituição à versão em papel. Agora, é possível formalizar vínculo empregatício apenas entregando o número do CPF ao empregador. Anotações a caneta ficaram obsoletas na maioria dos casos. Mas para usufruir da novidade, cada trabalhador terá de habilitar o documento no site do governo. Depois, basta acompanhar na internet as anotações que antes constavam na caderneta azul. Todo o histórico laboral estará disponível lá, salvo quando a migração dos dados incorrer em erros. Por isso, a orientação é guardar a versão tradicional da carteira de trabalho por tempo de serviço (CTPS) por precaução. O Ministério da Economia informa que atualizações constantes são feitas no sistema, corrigindo gradualmente essas possíveis incorreções. O documento não será mais confeccionado nas prefeituras e sim somente pela internet.


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