NOTÍCIAS

< Voltar

Sananduva disponibiliza técnica de auriculoterapia na Atenção Básica do Município

Publicado em 26/06/2019, Por Assessoria de Comunicação

O Município de Sananduva passa a disponibilizar atendimentos para técnica de auriculoterapia na Atenção Básica do Município. A técnica promove benefícios físicos e psicológicos e pode tratar até 200 sintomas do corpo.

A auriculoterapia é uma prática milenar pautada através da reflexologia, Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e Neurofisiologia. Caracteriza-se por utilizar o pavilhão auricular como um microssistema para tratar diferentes tipos de problemas. O profissional capacitado realiza a aplicação de sementes em pontos específicos da orelha que ficam presas por adesivos, a pressão nesses pontos tem relação com o problema relatado pelo paciente.

A auriculoterapia faz parte das Práticas Integrativas e Complementares (PIC). Nas últimas décadas, a utilização da auriculoterapia tem crescido em diferentes contextos de cuidados à saúde devido a sua praticidade de aplicação, segurança e baixo custo. Este recurso terapêutico, usado de forma isolada ou complementar a outros tratamentos, pode ser útil no manejo clínico de condições comumente observadas na atenção básica, como as dores musculoesqueléticas e distúrbios do humor.

Os atendimentos na Atenção Básica do Município de Sananduva vão iniciar no mês de julho, no Centro de Especialidades, através de profissional enfermeiro devidamente capacitado para aplicação da técnica. Os pacientes serão encaminhados da Atenção Básica para a realização da auriculoterapia como tratamento complementar ao cuidado biomédico.


CLIMA/TEMPO

Prefeitura Municipal de Sananduva © Todos os direitos reservados     |     Criação de Sites: Slah Informática