Programa Sananduva De Cor & Ação – Junho Vermelho

Publicado em 05/06/2019, Por Assessoria de Comunicação

Objetivo é mobilizar mais de 100 doadores de sangue

O sangue é indispensável à vida e não há nada que o substitua. A pessoa que precisa de uma transfusão de sangue só pode contar com a doação de outras pessoas e cada doação pode salvar até três vidas. Doar é simples, rápido e seguro. Não dói, não demora e não faz mal. E para quem o recebe, vale uma vida. Por isso, o Programa Sananduva De Cor & Ação enfoca neste mês de junho a doação de sangue. E você pode ser nosso parceiro!

O objetivo é mobilizar para este mês de junho mais de 100 doadores de sangue. Para facilitar, serão realizadas viagens constantes até o Hospital São Vicente em Passo Fundo para a realização das doações. Então, programa-se para as seguintes datas e horários:

15/06 – 45 doadores, saída às 6h30min em frente à Secretaria de Saúde;

24/06 – 45 doadores, saída às 6h30min em frente à Secretaria de Saúde;

28/06 – 20 doadores, saída às 7h em frente à Secretaria de Saúde.

Várias atividades estão programadas, como a divulgação no comércio, distribuição de flyer, ornamentação de espaços para conscientização, capacitação, entre outras. São parceiros do Junho Vermelho: a Associação Rosalina Maria Rafagnin dos Santos - Projeto Solidariedade nas Veias, Leo Clube Sananduva; Agrofel Grãos e Insumos, Movimento de Cursilhos de Cristandade, Majestade e Cresol.

Quer ser um doador de sangue? Então participe!

Se você quer ser um doador de sangue e se encaixa nas condições básicas para isso, pode procurar um local de coleta. Os mais próximos de Sananduva são o Hemopasso e o Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo em Passo Fundo.

Se necessitar de outras informações ou de transporte pode contatar pelo fone (54) 99651.9474 e falar com um dos coordenadores do Projeto Solidariedade nas Veias que organizam viagens mensais para doação de sangue em Passo Fundo.

Recomendações ao doador

•      Peso superior a 50Kg;
  •      Idade entre 18 e 69 anos;
  •      Intervalo entre as doações de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres;
  •      Não ir doar sangue em jejum;
  •      Não ter feito tratamento dentário nas últimas 72 horas;
  •      Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
  •      Não fumar por pelo menos 2 horas antes da doação;
  •      Dormir no mínimo 6 horas na noite anterior a doação;
  •      Não podem doar mulheres grávidas ou que estejam amamentando;
  •      Não ter tido Hepatite após os 11 anos de idade;
  •      Não ter sido exposto a doenças sexualmente transmissíveis pelo sangue (AIDS, Hepatite, Sífilis, Doença de Chagas e outras).