NOTÍCIAS

< Voltar

Programa Sananduva de Cor & Ação encerra atividades do Maio Amarelo com premiação de vídeos educativos de trânsito

Publicado em 31/05/2019, Por Assessoria de Comunicação

São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas ou a nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Mas o trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação. Por isso, o Programa Sananduva De Cor & Ação dedicou ao Maio Amarelo o desenvolvimento de ações de prevenção de acidentes.

O tema escolhido propôs o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. No dia 07 de maio, no Ceati, os alunos do 6º ao 9º ano das escolas municipais e estaduais do Município de Sananduva participaram de atividades de conscientização no trânsito, com simulações e depoimentos de impacto durante todo o dia. No evento foi lançado para as escolas um concurso de vídeos educativos de trânsito, com foco nas infrações.

Na segunda (27) aconteceu a reunião para escolha dos melhores vídeos produzidos por alunos das escolas do município, obedecendo alguns critérios como criatividade, impacto na sociedade, reflexão e mudança de comportamento na busca de um trânsito seguro. Os temas abordados foram imprudência, bebidas alcoólicas e uso do celular no trânsito. A comissão julgadora, composta por membros da coordenação do Programa Sananduva De Cor & Ação e membros parceiros do Maio Amarelo, escolheram os três melhores vídeos entre as escolas participantes: Escola Estadual Aléxio Provensi, Escola Estadual Amélia Lenzi Raymundi, Escola Estadual Ângelo Granzotto, Colégio Estadual Sananduva, Escola Municipal Gentil Antônio Tonial, Escola Municipal Oreste Agostinetto, Escola Municipal Santa Teresinha e Escola Municipal Eldy Maria Pansera.

Na noite de quinta-feira (30) foi realizada cerimônia de entrega do prêmio de participação a todas as escolas e entrega de premiação para os três primeiros colocados. Participaram do evento, o prefeito Leomar José Foscarini, secretária de Saúde Karen Raymundi Fincato, secretária de Educação Cultura, Cultura e Desportos, Izabel Cristina Barbizan Vastrinche, representantes dos parceiros do Maio Amarelo, diretores, professores e alunos. Em 3º lugar, recebeu a premiação o Colégio Estadual Sananduva que apresentou o vídeo “Histórias que se cruzam”. O 2º lugar foi para a Escola Estadual Ângelo Granzotto com o vídeo “Se liga na vida”. O grande vencedor foi o vídeo produzido pelos alunos da Escola Municipal Santa Teresinha, denominado “Cuidado no trânsito - Você faz parte dele, reflita”.

Representantes da ONG Coração de Mãe, composta por mães que perderam seus filhos em acidentes de trânsito, participaram da cerimônia com a apresentação de um vídeo e uma mensagem de conscientização. O Maio Amarelo foi um estímulo para que todos os condutores, pedestres e passageiros optem por um trânsito mais seguro. As ações do mês contaram com a parceria de Leo Clube, CFC Sananduva, Rotary Clube Sananduva, Bombeiros Voluntários, Samu, Brigada Militar e ONG Coração de Mãe.


CLIMA/TEMPO

Prefeitura Municipal de Sananduva © Todos os direitos reservados     |     Criação de Sites: Slah Informática