Município promove o tratamento de água de poços artesianos e fontes no interior

Publicado em 08/04/2019, Por Assessoria de Comunicação

Atendendo uma portaria do Ministério da Saúde para o tratamento de águas de abastecimento coletivo, contaminadas ou não, o Governo do Município de Sananduva promove sistematicamente através de empresa licenciada e habilitada para este fim, a desinfecção de águas de poços artesianos e fontes no interior do Município.

As águas dos poços artesianos e fontes são na maioria contaminadas por bactérias patogênicas que causam infecções em seres humanos e animais. Segundo o setor de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, atualmente o sistema de abastecimento coletivo no interior atinge 860 famílias com água tratada, ou seja, cerca de mais de 50% do total.

Muitas doenças são transmitidas pela água contaminada como cólera, hepatites, leptospiroses, entre outras, por isso é fundamental o seu tratamento, e o uso de cloro é permitido nesse processo de desinfecção. Para fornecer água de qualidade para todos os moradores, outras comunidades também devem receber o equipamento para cloração da água.