NOTÍCIAS

< Voltar

Sananduva De Cor & Ação – Fevereiro Laranja

Publicado em 01/02/2019, Por Assessoria de Comunicação

Fevereiro também é mês de conscientização e abre espaço para a cor laranja entrar em cena. Através do Programa Sananduva De Cor & Ação, uma importante mensagem para a população: o combate à leucemia.

A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais. O tratamento envolve quimioterapia (combinações de quimioterápicos), controle das complicações infecciosas e hemorrágicas e prevenção ou combate da doença no Sistema Nervoso Central (cérebro e medula espinhal). Para alguns casos, é indicado o transplante de medula óssea.

A abordagem do Programa Sananduva De Cor & Ação para este mês de fevereiro é chamar a atenção para a modalidade de tratamento que envolve o transplante de medula óssea, que faz a substituição de uma medula óssea doente por células normais de medula óssea. Para que isso ocorra é preciso que as pessoas se cadastrem para serem doadores voluntários de medula óssea. Quanto mais doadores, maiores serão as probabilidades de compatibilidade entre as pessoas.

Entre as ações do Fevereiro Laranja, na quinta-feira (31), aconteceu a reunião com representantes dos setores da Secretaria de Saúde para discussão do tema e apresentação do material de divulgação. Foram definidas as seguintes ações para o mês: divulgação do tema nos setores de saúde, nas visitas domiciliares, nos veículos de comunicação e nas indústrias locais. Seja você também um parceiro do Programa, vista roupas na cor laranja e decore espaços e vitrines nesta cor. Assim você vai estar contribuindo para conscientizar a comunidade.

 

Como se cadastrar

Para se cadastrar como doador voluntário de medula óssea é preciso ter entre 18 e 55 anos e boa saúde. Procure um Hemocentro Regional (o mais próximo do Município de Sananduva é o Hemopasso – Hemocentro Regional de Passo Fundo). Compareça no local portando um documento com foto, além de preencher a documentação necessária e retirar uma pequena quantidade de sangue (5 a 10ml) para o exame de compatibilidade para inclusão no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

Já é cadastrado?

Se já é cadastrado, então mantenha atualizado o seu cadastro. Se houver compatibilidade, o possível doador será chamado para testes mais completos e se confirmada à compatibilidade passará por uma avaliação do estado de saúde. Isso pode ser feito pelo site do Redome pelo http://redome.inca.gov.br ou telefone ou pelo telefones (21) 2505.5656 / 2505.5639 / 2505.5638 ou através do Hemocentro que o cadastrou.

Você pode salvar uma vida em qualquer lugar do mundo. Cadastre-se e seja um doador de medula óssea.


CLIMA/TEMPO

Prefeitura Municipal de Sananduva © Todos os direitos reservados     |     Criação de Sites: Slah Informática