NOTÍCIAS

< Voltar

Caminhos da Produção: Governo Municipal lança programa para recuperar as principais estradas rurais

Publicado em 18/01/2019, Por Assessoria de Comunicação

O intenso volume de chuvas registrado nos últimos meses prejudicou os serviços de melhorias e demandou uma carga de trabalho ainda mais intenso para recuperação dos estragos. As precipitações acima da média desde o final do ano passado trouxeram muitas consequências negativas principalmente na área da infraestrutura e trafegabilidade.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Carlos José Picolotto, a área rural foi a mais afetada devido ao tráfego de caminhões e máquinas pesadas. Apesar do comprometimento da equipe de colaboradores para a realização de manutenção e recuperação dos trechos danificados, o trabalho tem sido prejudicado pelo mau tempo. Muitas vias haviam recebido manutenção recentemente, porém, durante esse período de chuvas diárias serão necessárias novas ações de recuperação. Por isso, o Governo do Município de Sananduva lançou o Programa Caminhos da Produção, dedicado a recuperar as principais estradas rurais. O objetivo é centralizar e intensificar os serviços para tornar o tráfego mais seguro, melhorando a qualidade de vida dos moradores e produtores rurais que utilizam essas vias para escoar a produção agrícola.

 

O Programa Caminhos da Produção

O Programa Caminhos da Produção compreende as intervenções necessárias destinadas às melhorias e recuperação das estradas principais, obedecendo um cronograma pré-estabelecido que facilita o deslocamento de máquinas e das equipes de trabalho. Ao todo, o Programa abrange a recuperação de aproximadamente 1.300 quilômetros de estradas principais, distribuídas entre as 49 comunidades do interior, estabelecendo melhorias e condições de segurança e fluidez de tráfego.

Um dos diferenciais do Programa Caminhos da Produção é a realização primeiramente da limpeza e reabertura das vias principais, com posterior cascalhamento ou britagem, o que faz com que a durabilidade dos serviços seja maior, aumentando o prazo para retorno e manutenção das mesmas. Esse trabalho já apresentou resultados positivos no trecho da RS 126 passando pelo Camping Kaskata até a Comunidade Santo Antônio dos Fagundes, recuperação feita nos meses de novembro e dezembro. Ainda nesse período aconteceu o mesmo trabalho na estrada que liga Sananduva (final da Rua Carlos Raymundi) até a divisa com Ibiaçá. A Comunidade Progresso também já recebeu as melhorias.

Atualmente são duas frentes do Programa Caminhos da Produção em andamento: uma na Comunidade São Francisco e outra que vai beneficiar as Comunidades Guabiroba, São Jorge e Santa Gema. Na sequência, uma das frentes vai atuar nas Comunidades Consoladora, São Gotardo e São Geraldo. A outra frente presta serviço nas Comunidades São José, Carmo, Butiá e Gaúcho.

 

Trabalhos contínuos

Além de atender as demandas do Programa Caminhos da Produção, recuperando as principais estradas do interior de Sananduva, os serviços para a manutenção permanente da malha viária do Município não para, realizando melhorias de rotina nas estradas. Recentemente, a equipe de trabalho responsável por esses serviços contínuos atua na estrada geral que faz divisa com o Município de Santo Expedito do Sul e atua também na estrada que dá acesso as Comunidades de Dinamite, Gaúcho até Tigre Baixo, próximo a divisa com Floriano Peixoto. Esse trabalho terá continuidade atendendo as Comunidades de Quati Alto e Quati Baixo.

O Executivo Municipal pede a compreensão dos moradores já que os serviços precisam ser realizados somente com condições climáticas favoráveis para não prejudicar ainda mais a trafegabilidade nos trechos. Todas as comunidades serão atendidas conforme o cronograma de serviços.


CLIMA/TEMPO

Prefeitura Municipal de Sananduva © Todos os direitos reservados     |     Criação de Sites: Slah Informática