NOTÍCIAS

< Voltar

30° Acampamento Farrapo de Sananduva: valorizando esta terra e a sua gente

Publicado em 25/09/2018, Por Assessoria de Comunicação

Para os gaúchos, não há mês mais importante no ano que setembro, período em que o amor pela tradição se evidencia. É na Semana Farroupilha que bombachas, vestidos, lenços e laços roubam a cena, acompanhados por rodas de chimarrão, churrascos, projetos culturais sobre origens, costumes, danças, lendas e mitos gauchescos. Em Sananduva, o tradicional Acampamento Farrapo João Pires de Lima, local de culto às tradições, completou oficialmente 30 anos. E para comemorar, o Governo do Município de Sananduva preparou uma programação pra lá de especial para incentivar o tradicionalismo e reunir às gerações.

Os festejos iniciaram no dia 13 e prosseguiram até o dia 20 de setembro, no Horto Florestal Frei José e Parque de Rodeios Raul José Raymundi. Antes disso, a organização do evento promoveu com antecedência o lançamento oficial para valorizar os colaboradores e destacar a programação deste ano que trouxe muitas novidades, grandes shows, além das apresentações artísticas e culturais, reverenciando os costumes e a tradição do Estado. E o melhor, o público acompanhou todas as atrações gratuitamente.

 

Abertura

Em jantar baile na noite de quinta-feira (13) no CTG Doze Braças, foi aberta oficialmente a Semana Farroupilha 2018, a festa magna do tradicionalismo rio-grandense. O evento contou com a presença de um bom público que pode rememorar os Acampamentos anteriores e se emocionar com a homenagem ao saudoso João Pires de Lima e a um dos maiores nomes da cultura gaúcha: Paixão Côrtes. Para iniciar os festejos, um belo churrasco preparado e servido pelo CTG Doze Braças aos convidados, autoridades e público presente. A animação da abertura ficou por conta do grupo da Escola de Arte.

 

Semana intensa

            Consagrados e premiados, os artistas mais talentosos da música gaúcha subiram ao palco do Acampamento em um ambiente acolhedor e estruturado. Walther Morais, Luiz Marenco, Cristiano Quevedo e Os Bertussi cantaram a mais autêntica música sulista. Os talentos locais também ganharam espaço, com a apresentação de gaiteiros, violeiros, declamadores, cantores e trovadores, incentivando à arte e os jovens talentos.

O Concurso de Declamação de Poesia cresce a cada ano com aumento considerável no número de inscritos. O destaque de 2018 foi a participação da campeã do ENART 2016, Rosa Maria Makoski Linn, demonstrando toda a sua experiência em declamação, abrilhantando o evento. Já a 12ª Corticeira da Canção – Concurso de Intéprete Vocal Municipal e Regional deu voz a música que exalta o amor pela cultura rio-grandense e as tradições desta terra. Um verdadeiro show de altíssimo nível. O Concurso Culinária Campeira trouxe o que faltava: sabores, aromas e água na boca ao eleger o melhor prato típico da cultura gaúcha, em caráter amador, destacando os talentos e as habilidades dos concorrentes, fortalecendo a tradição do Estado do Rio Grande do Sul.

A comemoração dos 30 anos foi surpreendente e contou ainda com Torneio de Truco e Vaca Parada, Gaitaço, danças e rodeio, consagrando o evento que cresce e se fortalece cada vez mais.

 

Colaboradores

Em constante crescimento, o Acampamento se tornou uma ótima oportunidade de visibilidade para as empresas. Em 2018, para fortalecer ainda mais a edição, a organização buscou parceiros desta iniciativa que acreditassem no potencial do Acampamento. Por isso, o agradecimento da comissão organizadora aos colaboradores do 30° Acampamento Farrapo João Pires de Lima e Semana Farroupilha 2018: Copercicla, Lazzari e Basso Materiais de Construção, Scar Artefatos de Cimento, A Guerra e Cia Ltda – CMV, Auto Elétrica Carra & Fracasso, Auto Mecânica Baroni, Benetti Auto Mecânica, Borges Restaurante, Borracharia Rossi, CFC Sananduva, Creral Telecom, Dallacort Materiais de Construção, Escala – Chiochetta e Cia Ltda, Fortuna Lubrificantes, Lavagem Sagioratto, Madeireira Carlos Gomes, Retífica e Mecânica ZZ, Tchê Farmácias e Tipografia Sananduva.

 

O que eles dizem

A Semana Farroupilha proporcionou também momentos de união e lazer para a comunidade, não só durante a programação, mas também em horários alternativos. O Grupo das Autênticas assim como vários outros grupos, entidades e instituições aproveitaram a estrutura do Horto Florestal Frei José e Parque de Rodeios Dr. Raul José Raymundi para se reunir, contar causos e aproveitar horas de descontração.

Crys Vander, uma das vencedoras da Corticeira da Canção deste ano, fez questão de destacar o evento. “Primeiramente foi um prazer imenso estar participando do Acampamento e cantando, fazendo aquilo que eu gosto. Venho do Paraná/PR, mas atualmente estou morando em Passo Fundo. Fui muito bem recebida aqui em Sananduva, achei a participação do público importante e fico muito feliz de ter participado deste festival, tem um significado muito bom. Com relação à estrutura é muito organizado, está tudo certinho e o sentimento é de valorização das raízes, da cultura e da tradição”, destacou. A visitante Katia Popilnicki, de Balneário Camboriú/SC, também ficou impressionada. “A organização está maravilhosa, tudo muito bonito. É a primeira vez que estou participando e o pessoal é bem comunicativo, estou adorando”, completou.

O Cantor Walter Morais que fez o show na sexta-feira, dia 14, não poupou elogios. “Primeiramente quero agradecer a Deus por esta oportunidade e agradecer toda a comunidade gaúcha de Sananduva, parabenizar os organizadores da 30ª edição do Acampamento que está maravilhoso, foi uma das festas gaúchas mais lindas que já participei. Para nós é motivo de orgulho, motivo de alegria, e aquele ditado que “a nossa tradição está terminando” caiu por terra porque Sananduva, além de ser um povo educado é um povo gaúcho que cultiva a tradição, os usos e costumes. Em meu nome e em nome dos meus músicos Campeiros do Rio Grande, quero agradecer toda a comunidade de Sananduva, parabéns a todos”, salientou.

O cantor Luiz Marenco que animou o Acampamento no domingo, dia 16, falou das mudanças no evento. “Eu quero agradecer por estar mais uma vez em Sananduva. Chamou minha atenção a estrutura que foi colocada à disposição dos participantes. Também a estrutura de som, de luz, achei maravilhosa. Só tenho a agradecer por terem me inserido mais uma vez nos festejos. E nesses anos que eu já estive aqui, hoje eu vejo quanto cresceu e a atenção que a administração e a organização deram para a comunidade”, apontou Marenco.

A comissão organizadora se reúne nesta semana para a avaliação do evento e deve iniciar em seguida os preparativos para a próxima edição do tradicional Acampamento Farrapo João Pires de Lima.


CLIMA/TEMPO

Prefeitura Municipal de Sananduva © Todos os direitos reservados     |     Criação de Sites: Slah Informática