NOTÍCIAS

< Voltar

Semana Farroupilha 2018 é aberta oficialmente em Sananduva

Publicado em 14/09/2018, Por Assessoria de Comunicação

Em jantar baile na noite de quinta-feira (13) no CTG Doze Braças, foi aberta oficialmente a Semana Farroupilha 2018, a festa magna do tradicionalismo riograndense. A Semana Farroupilha e o Acampamento Farrapo João Pires de Lima são um marco para Sananduva e região. É um momento especial de culto as tradições gaúchas que envolve a comunidade, chegando este ano a trigésima edição.

O evento contou com a presença de um bom público que pode rememorar os Acampamentos anteriores através de fotos, enquanto atentamente ouvia as mensagens das autoridades presentes: prefeito Leomar José Foscarini, primeira-dama Maria Lucia Tonial Foscarini; vice-prefeito Loevir Benedetti, esposa Suzana Benedetti, patrão do CTG Doze Braças Iracilde Bueno da Costa, esposa Leni Colombo da Costa, representando a Câmara de Vereadores de Sananduva, vereadora Eliani Mezadri, secretário de Infraestrutura Zilmar Bogoni, secretária de Saúde Karen Raymundi Fincato, secretária de Educação, Cultura e Desportos Izabel Cristina Barbizan Vastrinche, secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico Adelar Zanin, secretário de Assistência Social e Habitação Leonardo Ritti, vereadores Antuir Ricardo Pansera, Caroline Brezolin e José Airton Gamarra de Souza.

Em sua fala o prefeito Leomar destacou os esforços empreendidos para fazer um evento melhor a cada ano. Também, agradeceu a presença da família do precursor João Pires de Lima (in memoriam), os colaboradores que acreditaram no sucesso de mais uma edição e destacou os diferenciais na infraestrutura do Parque. “O Acampamento é feito para as famílias frequentarem, mesmo que não tenham barracas. O nosso compromisso é oferecer o melhor possível para os sananduvenses", afirmou.

Colaboradores

Em constante crescimento, o Acampamento se tornou uma ótima oportunidade de visibilidade para as empresas. Associar marcas ao evento certamente é sinônimo de aproximação com a comunidade e excelente exposição. Para fortalecer essa edição, a organização buscou parceiros desta iniciativa que acreditassem no potencial do Acampamento. Por isso, o agradecimento da comissão organizadora aos colaboradores do 30° Acampamento Farrapo João Pires de Lima e Semana Farroupilha 2018: Copercicla, Lazzari e Basso Materiais de Construção, Scar Artefatos de Cimento, A Guerra e Cia Ltda – CMV, Auto Elétrica Carra & Fracasso, Auto Mecânica Baroni, Benetti Auto Mecânica, Borges Restaurante, Borracharia Rossi, CFC Sananduva, Creral Telecom, Dallacort Materiais de Construção, Escala – Chiochetta e Cia Ltda, Fortuna Lubrificantes, Lavagem Sagioratto, Madeireira Carlos Gomes, Retífica e Mecânica ZZ, Tchê Farmácias e Tipografia Sananduva.

 

Homenagens

Neste ano o Acampamento Farrapo João Pires de Lima, comemora seu 30º aniversário e a cada ano, Sananduva reforça o título de maior evento tradicionalista da região. A expressividade da cultural gaúcha local resulta no sucesso deste evento que cada vez mais ganha espaço e notoriedade entre os que cultivam a tradição.

O avanço alcançado é resultado do trabalho e dedicação de todos aqueles que ao longo da história colaboraram com o crescimento do Acampamento. A construção de um local para atividades relacionadas à tradição gaúcha em Sananduva se tornou ponto de concentração para tradicionalistas, inicialmente localizado na Avenida Fiorentino Bacchi, em frente a Prefeitura Municipal. No início não havia exatamente um Acampamento, e sim grupos de amigos que se reuniam para comemorar a Revolução Farroupilha.

Com o tempo, o Acampamento ganhou notoriedade e adeptos, se espalhando pela Praça Central. Centenas de pessoas passaram então a desfrutar durante o mês de setembro de churrascos, rodas de chimarrão e projetos culturais sobre feitos históricos, origens, costumes, danças, usos, lendas e mitos gauchescos.

O prefeito municipal Leomar José Foscarini fez um agradecimento especial a todos os precursores do Acampamento Farrapo que tiveram a iniciativa de se reunirem para comemorar a data magna dos gaúchos. Em especial, João Pires de Lima, que deu nome ao evento, através da Lei Municipal nº 2.285, de 29 de agosto de 2007, o Acampamento Farrapo do Município de Sananduva foi denominado de João Pires de Lima em sua homenagem, entregando a Gelsa Manfredi Pires, esposa do saudoso João Pires de Lima, uma placa de homenagem e agradecimento pelos serviços prestados à cultura tradicionalista ao idealizar o Acampamento de Sananduva.

Também foi feita uma homenagem a um dos maiores nomes da cultura gaúcha: João Carlos D'Ávila Paixão Côrtes, falecido no dia 27 de agosto deste ano. O folclorista foi referência no estudo da identidade do povo gaúcho, um dos idealizadores do tradicionalismo do Rio Grande do Sul e fundador do primeiro CTG. Dedicou boa parte de sua vida a cultura, hábitos e costumes populares do Rio Grande do Sul e do Brasil, os quais registrou em dezenas de publicações e discos. Serviu de modelo, em 1954, para a Estátua do Laçador, obra do escultor Antônio Caringi instalada na zona Norte da Capital e escolhida, em 1992, símbolo de Porto Alegre. Seu trabalho deu origem aos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e consequentemente ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

O presidente do Departamento Artístico e Cultural do CTG Doze Braças Ademar Betiolo fez um agradecimento especial à administração por incentivar o tradicionalismo e as invernadas artísticas da entidade.  O ato encerrou com o canto do Hino Riograndense. Na sequência, os presentes foram servidos com jantar pelo CTG Doze Braças e baile animado pela Escola de Arte.

Os festejos tradicionalistas da Semana Farroupilha 2018 prosseguem até dia 20, no Horto Florestal Frei José e Parque de Rodeios Raul José Raymundi. Os participantes têm a oportunidade de desfrutar da culinária típica, rodas de chimarrão, além das manifestações culturais e artísticas através dos concursos, rodeio, danças, poesias, gaitaço e shows que celebram as tradições gaúchas.


CLIMA/TEMPO

Prefeitura Municipal de Sananduva © Todos os direitos reservados     |     Criação de Sites: Slah Informática