NOTÍCIAS

< Voltar

Equipe multidisciplinar alerta crianças e adolescentes sobre novo viral da internet

Publicado em 05/09/2018, Por Assessoria de Comunicação

É importante os pais ficarem sempre atentos ao comportamento dos filhos. Recentemente o mais novo viral da internet tem preocupado a gestão pública e a comunidade escolar de Sananduva. Uma imagem assustadora tem circulado pelo WhatsApp chamada de “Momo”, que possui uma conta própria no aplicativo de mensagens e está sendo adicionado por crianças e adolescentes com o objetivo de propor desafios perigosos. Para alertar os alunos quanto aos perigos dessa proposta, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Desportos, Brigada Militar e a Rede de Apoio à Escola (Rae) está promovendo uma série de reuniões nas escolas municipais com alunos do 5° ao 9° ano.

A Momo lembra a história do jogo “Baleia Azul”, uma corrente digital que circulou em 2017 e foi associada a uma série de suicídios de jovens. Muitas crianças e adolescentes têm adicionado o contato por curiosidade. Há relatos de usuários que afirmam o envio de uma mensagem à Momo pelo celular e receber como resposta imagens violentas, agressivas e até ameaças. Através de uma intervenção lúdica da enfermeira Vanusa dos Santos Zenere, o assunto está sendo abordado com o objetivo de despertar os alunos para os perigos do aplicativo.

Segundo a policial Vera Lucia da Brigada de Sananduva, o aplicativo pode estar sendo usado por pessoas mal-intencionadas para roubar dados pessoais de usuários, ou incentivá-las a baixar aplicativos maliciosos. Vera ainda propõe aos pais que utilizem aplicativos para parear aparelhos, sincronizando seus celulares aos dos filhos. A enfermeira Fani Binder salienta que os profissionais da saúde estão à disposição para atender e orientar sobre o assunto. A psicóloga Francine Marcante Copatti propõe aos alunos a adesão ao “Desafio Abaixo a Momo”, que consiste em não aceitar o contato com o aplicativo e estar atento sempre, buscando informar os pais e professores sobre qualquer contato suspeito.


CLIMA/TEMPO

Prefeitura Municipal de Sananduva © Todos os direitos reservados     |     Criação de Sites: Slah Informática