NOTÍCIAS

< Voltar

Vai começar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e contra o Sarampo

Publicado em 31/07/2018, Por Assessoria de Comunicação

Sananduva inicia na próxima semana mais uma Campanha Nacional de Vacinação. Desta vez, o objetivo é vacinar contra a Poliomielite e contra o Sarampo, buscando imunizar pelo menos 95% da população-alvo e assim manter o Município de Sananduva com altas coberturas vacinais, livre dessas doenças. A Campanha conta com o apoio do Rotary Clube Vale do Inhandava.

De 06 a 31 de agosto, acontece a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e contra o Sarampo, tendo como dia de divulgação e mobilização nacional o dia 18 de agosto, quando as Unidades de Saúde do Município de Sananduva estarão abertas das 8 às 17h, sem fechar ao meio-dia. A população-alvo desta ação é composta de crianças de um ano até quatro anos, 11 meses e 29 dias, totalizando em Sananduva 634 crianças na faixa etária preconizada. Durante o período da Campanha, os pais e responsáveis devem comparecer a Unidade de Saúde que pertencem, levando suas crianças e a caderneta de vacinação.

A Campanha quer manter elevada a cobertura vacinal contra a poliomielite, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem, bem como vacinar os menores de cinco anos de idade contra o sarampo e a rubéola, para manter o estado de eliminação dessas doenças no País.

A Poliomielite

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, mais frequentemente pela via fecal-oral. O último caso no Brasil foi em 1989 e desde o ano 1990 não são mais registrados casos da doença. Em 1994, o país recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus. A doença permanece endêmica em três países: Afeganistão, Nigéria e Paquistão e outros países apresentam o risco para o agravo, especialmente os de baixas coberturas vacinais.

No Município de Sananduva, no ano de 2017 foi atingido 100% de cobertura vacinal para a poliomielite.

O Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito. A transmissão ocorre pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias. Nos últimos anos foram vivenciados surtos de sarampo no País, sendo que atualmente o Brasil enfrenta surtos de sarampo em três estados: Roraima, Amazonas e Rio Grande do Sul, sendo que no Rio Grande do Sul, no ano de 2018, são seis casos importados confirmados até o momento.

No Município de Sananduva, no ano de 2017 foi atingido 100% de aplicação da vacina Tríplice Viral 1ª dose, preconizada para crianças de um ano de idade.

Vacina Tríplice Viral

Se você tem entre 01 e 49 anos de idade, procure a sua Unidade de Saúde e busque informação sobre a Vacina Tríplice Viral. Isso porque todas as pessoas entre 12 meses a 29 anos de idade devem ter duas doses da Vacina Tríplice Viral. Já as pessoas entre 30 a 49 anos de idade devem ter uma dose da Vacina. Em caso de dúvida, procure a Unidade de Saúde que pertence levando a Caderneta de Vacinação para que os profissionais possam orientar e se necessário colocar a vacinação em dia. Os profissionais de saúde, independente da idade, deverão ter duas doses da Vacina Tríplice Viral comprovadas.


CLIMA/TEMPO

Prefeitura Municipal de Sananduva © Todos os direitos reservados     |     Criação de Sites: Slah Informática