Assembleia realizada em Sananduva define as prioridades da votação da Consulta Popular

Publicado em 17/05/2018, Por Assessoria de Comunicação

A assembleia regional do Corede Nordeste realizada nesta quarta-feira (16) em Sananduva, elegeu as prioridades que deverão estar na cédula de votação da Consulta Popular que acontece de 26 a 28 de junho.

Foi mantida a lista de prioridades que receberam maior indicação nas assembleias municipais. As demandas aprovadas e que ainda precisam da homologação da Secretaria do Planejamento do Governo do Estado são: apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar; reaparelhamento dos órgãos de segurança; saúde da família (veículos); apoio e ampliação da infraestrutura rural; apoio a cadeia produtiva do leite e da pecuária de corte; apoio aos distritos industriais municipais.

Serão destinados R$ 2,29 milhões a Região Nordeste no orçamento de 2019, mas os municípios terão que atingir a adesão mínima dos eleitores. Nos municípios com até 10 mil eleitores ativos, pelo menos 6% deles precisam registrar o voto. Entre 10 e 40 mil, a adesão deve ser de pelo menos 5%. Do total de recursos, 50% serão repassados a todos os municípios que atingirem a votação mínima, 30% de acordo com a quantidade de votos que a demanda recebeu no município e 20% conforme a população.

A votação acontece entre os dias 26 e 28 de junho pela internet. Os votos também podem ser computados via SMS e aplicativo, nesses casos, somente nos dois primeiros dias da votação.