NOTÍCIAS

< Voltar

Governo do Município de Sananduva disponibiliza teste da linguinha para bebês recém-nascidos

Publicado em 13/03/2018, Por Assessoria de Comunicação

Língua presa é uma alteração comum, mas muitas vezes ignorada e que pode ser diagnosticada precocemente, logo após o nascimento. Ela ocorre quando uma pequena porção de tecido, que deveria ter desaparecido durante o desenvolvimento do bebê, permanece na parte de baixo da língua, limitando seus movimentos.

         Com isso, o bebê/criança acaba desenvolvendo mecanismos de adaptações e/ou compensações para sugar, engolir, mastigar e falar. O correto movimento de ordenha que o bebê precisa realizar durante a amamentação fica prejudicado. Dificuldades na mastigação/deglutição e alterações na fala podem acontecer com o passar do tempo, afetando a alimentação, a comunicação e o relacionamento social.

         O teste da linguinha é um exame padronizado que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua presa que podem comprometer as funções exercidas por este órgão: sugar, engolir, mastigar e falar.

         A partir de abril deste ano, o município de Sananduva estará fornecendo este exame para os bebês recém-nascidos de gestantes SUS. O exame será realizado a cada quinze dias, nas sextas-feiras à tarde, na UBS São José Operário pela cirurgiã-dentista Natalia Festugatto Navarini. Caso seja diagnosticada a língua presa e for possível, uma pequena intervenção poderá ser realizada na própria Unidade. Mas para isso, pais ou responsáveis deverão procurar a unidade em que pertencem, para encaminhar o agendamento.


CLIMA/TEMPO

Prefeitura Municipal de Sananduva © Todos os direitos reservados     |     Criação de Sites: Slah Informática