Executivo visita produtores beneficiados pelo Programa de Incentivo à Piscicultura

Publicado em 16/11/2017, Por Assessoria de Comunicação

O Programa Municipal de Incentivo à Piscicultura já está beneficiando produtores sananduvenses. As primeiras propriedades que receberam os trabalhos foram visitadas na manhã de segunda-feira (13) pelo prefeito Leomar José Foscarini e pelo secretário de Infraestrutura, Zilmar Bogoni, e secretário da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Adelar Zanin.

Regulamentado por Lei, o programa foi implantado em julho deste ano e tem por objetivo incentivar a produção, a geração de emprego e renda, bem como o consumo de carne de peixe. Recentemente foi entregue ao produtor Ênio Borges, no Camping Kaskata, 10 tanques e um açude, serviço realizado através do Programa. Logo após, os trabalhos prosseguiram com a construção de açude ao produtor rural Maximino Basso que juntamente com sua esposa Ivanete e seu filho Carlos, trabalham em uma propriedade de aproximadamente 18 hectares. Segundo o produtor rural, a açude ficou muito bom e o trabalho realizado foi exatamente como ele pediu. Seu filho, Carlos Basso, complementou que além de servir como um reservatório de água para uma emergência servirá também para a criação de peixes para o consumo e o excedente para o comércio. Em Linha Pessegueiro, o açude foi feito na propriedade de Alucir Martello. A esposa Vera Lucia afirmou que a equipe soube trabalhar, apesar da dificuldade pelo excesso de barro no local. “Eles fizeram bem como a gente queria, foi muito bem executado”, concluiu ela.

Os produtores que desejarem participar deste programa poderão se inscrever previamente junto à Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, comprovando alguns critérios constantes na Lei. O incentivo corresponde ao repasse para cada açude e/ou tanque de piscicultura, de um valor pecuniário equivalente a até quatro horas/máquina ou a própria prestação de serviços de máquinas para a implantação ou incremento da atividade, dentre outros itens constantes na Lei.