NOTÍCIAS

< Voltar

Escola Santa Teresinha comemora centenário

Publicado em 27/09/2017, Por Assessoria de Comunicação

No ano em que completa 100 anos de história, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Teresinha vai receber um evento especial. Alunos, funcionários, ex-alunos e toda a comunidade estão convidados a participarem do momento alusivo. No domingo (1°/10) às 9h30min, na sede da Escola, inicia a programação que vai resgatar e valorizar a instituição e aqueles que dela fizeram parte. Também, vislumbrando o futuro e promovendo cada vez mais o ensino de qualidade, nesta data acontece a inauguração das novas instalações.

A instituição atende atualmente alunos da educação infantil e ensino fundamental de 1º ao 9º ano. No total são 485 alunos frequentando o estabelecimento que conta com 34 professores, 03 monitoras e 12 funcionários. Nas dependências também funciona o ensino superior oferecido pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs, através do pólo em Sananduva.

 

Programação

9h30min – Inauguração das novas salas de aulas

Bênção da Escola e procissão até a Paróquia São João Batista

10h30min – Missa

11h30min – Ato comemorativo ao centenário

12h - Almoço no Centro Comunitário Sananduvense

 

História

Por volta do ano de 1916 alguns moradores da região formaram uma comissão que se encarregaria das obras de construção do colégio. Em 12 de fevereiro de 1917 foi autorizada a fundação e o funcionamento do colégio, cuja denominação foi de Escola Santa Teresinha. No dia 17 de abril de 1917, o edifício da Escola foi solenemente inaugurado e no dia seguinte iniciaram suas atividades escolares com cerca de 80 alunos matriculados no primário. Em 1960 foi construído um novo edifício de alvenaria onde passou a funcionar o Ginásio Santa Teresinha, atendendo às solicitações da população para o curso ginasial.

            No ano de 1964 foi instalado o Curso Técnico em Contabilidade que se denominou Colégio Comercial Santa Teresinha. Em 1979, a Escola passou a ser chamada Escola de 1º e 2º Graus Santa Teresinha. Em 1991, por insistência da população local e regional, a Escola realizou uma experiência pedagógica de Habilitação de Magistério de 1ª a 4ª série do ensino de 1º grau, em corresponsabilidade com a Escola Rainha da Paz de Lagoa Vermelha. Em 1997 iniciou o funcionamento do ensino médio. Em 1999 a Escola de 1º e 2º Graus Santa Teresinha passou a denominar-se Colégio Santa Teresinha.

Durante 83 anos, a Escola ofereceu a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio no sistema particular de ensino, dirigida pelas Irmãs da Congregação de São José. No ano de 2001, o Poder Público Municipal locou parte do prédio para o funcionamento de uma escola municipal. Após várias tratativas com a Congregação das Irmãs de São José, o Poder Público Municipal adquiriu o prédio da Escola Santa Teresinha com o objetivo de preservar a história da educação do Município de Sananduva.

No ano de 2012 foi inaugurado o Ginásio de Esportes Atleta Cleci Cavalheiro de Souza, construído junto ao terreno da Escola Municipal Santa Teresinha. A iniciativa buscou proporcionar mais um espaço para a prática esportiva, lazer e entretenimento. A construção da pista pavimentada para caminhada e a academia para a prática de atividades físicas agregaram novas opções a esse espaço agora democratizado para toda a comunidade.

No próximo domingo (1°/10) será inaugurada uma nova ala da Escola, contendo novas salas de aula e amplo espaço visando beneficiar ainda mais os alunos da instituição.


CLIMA/TEMPO

Prefeitura Municipal de Sananduva © Todos os direitos reservados     |     Criação de Sites: Slah Informática