NOTÍCIAS

< Voltar

Semana Farroupilha e Acampamento Farrapo 2017 – Uma edição para celebrar

Publicado em 22/09/2017, Por Assessoria de Comunicação

Espaço amplo, maior participação popular e infraestrutura completa. Estes foram alguns dos destaques da Semana Farroupilha 2017 e 29° Acampamento Farrapo João Pires de Lima que reuniu os amantes da cultura gaúcha. Reverenciando os costumes do Estado, a edição foi totalmente remodelada e entrou para a história dos Acampamentos.

Neste ano, o evento foi realizado pela primeira vez no Horto Florestal Frei José e Parque de Rodeios Dr. Raul José Raymundi. Entre os dias 15 e 20 de setembro, o público local e regional pode acompanhar a diversidade de atrações gratuitamente durante este período.

Mudanças aprovadas

Superando os números da edição anterior, 70 espaços foram comercializados para a comunidade cultuar as tradições do Rio Grande do Sul. Durante os seis dias do evento, eles foram pontos de encontro para saborear as comidas típicas, matear e prestigiar as apresentações artísticas e culturais, garantindo as comemorações e o culto às tradições gaúchas.

A troca de local para a realização do Acampamento foi um grande desafio para os organizadores. Durante vários dias, melhorias foram necessárias para oferecer toda a infraestrutura para o evento e assegurar maior mobilidade e comodidade aos participantes. Mas todo esse esforço foi avaliado positivamente pela comunidade.

“O Acampamento já deveria ter mudado para o Parque. Ficou excelente a localização e o espaço para o estacionamento. Também é mais seguro e tranquilo para as crianças”, elogiou Jeferson Lunardi. Mauricio Lazzari Basso conta surpreendido a mudança de opinião. “Eu era contra o Acampamento mudar de local, mas ficou bem melhor. O escoamento da água da chuva não afetou as barracas e evitou problemas que tínhamos na Praça. A infraestrutura melhorou bastante”, afirmou Mauricio.

O repórter da Rádio Lagoa FM, Daniel Carvalho, visitou o Acampamento e fez questão de avaliar o evento. “Sempre que possível acompanho os movimentos tradicionalistas da nossa região e Sananduva a cada ano que passa realiza esses eventos com uma qualidade maior. Parabéns aos organizadores”, expressou o visitante. E as impressões positivas do evento não pararam por aí. Marilene Maschio falou das novas acomodações. “O ar é mais puro e o espaço é maior entre as barracas. Na praça ficava muito abafado e amontoado”, concluiu ela que é participante do Acampamento há vários anos. O comerciante Odelir Perin foi enfático. “Há nove anos residindo em Sananduva, este foi o melhor de todos os Acampamentos que eu participei. As barracas lotadas, as pessoas circulando em clima de amizade onde de fato se cultiva a tradição. Parabéns e tenho cada vez mais orgulho de ser gaúcho”, imprimiu.

O cantor tradicionalista Baitaca, que realizou o show de encerramento da Semana Farroupilha em Sananduva no dia 20/09, ficou impressionado com a hospitalidade sananduvense. “Pelo conhecimento que tenho da cultura gaúcha, foi um dos melhores acampamentos farrapo que eu participei juntamente com o Grupo Fundo da Grota. A hospitalidade, a simplicidade e o acolhimento que tiveram conosco, assim como o respeito e o carinho que recebemos fez com que cantássemos com mais vontade, mais alegria. Eu fiquei muito grato por ter sido lembrado por vocês e ter levado meu simples trabalho, que tem cheiro da nossa tradição, dos nossos costumes antigos, a esse povo tão acolhedor”, exaltou o artista.

Abertura oficial e a revelação na chula

 Com a presença de vereadores, secretários municipais, comissão organizadora, imprensa e a comunidade, o evento foi oficialmente aberto na sexta-feira (15). A chama crioula conduzida pelos cavalarianos, recebeu a bênção do Pe. Édio Brezolin e foi instalada pelo prefeito Leomar José Foscarini, marcando o início das comemorações. Na sequência, os shows do Chapéu de Aba Larga e Paulo Maciel e Grupo embalaram a noite com o melhor da música gaúcha.

E foi logo após a abertura que a apresentação das invernadas do CTG Doze Braças encantaram o público. Em especial, o guri Vitor Braz Benetti, de cinco anos de idade, que após chulear no palco principal teve o vídeo da apresentação divulgado nas redes sociais e resultou no convite para participar do programa Encontro com Fátima Bernardes. Na quarta-feira (20/09), Dia do Gaúcho, o prefeito Leomar José Foscarini acompanhou Vitor e sua família na Capital do Estado, chuleando ao vivo do Acampamento Farroupilha de Porto Alegre diretamente para a Rede Globo, demonstrando para todo o Brasil os talentos desta terra e como se mantem viva a tradição.

Truco, dança e música

No sábado (16/09), o truco agitou os jogadores. Paralelamente, dois campeonatos foram realizados como de costume na categoria disputada em duplas e tradicionalmente muito animada. Os campeões do 2° Campeonato de Truco do Acampamento Farrapo foram Ronaldo Zanin e Alexandre Lazari. Em segundo lugar a dupla, Emerson de Mello Catarina e Ido dos Santos. O Concurso de Declamação de Poesia contou com 68 inscritos e um nível que vem crescendo a cada ano. A Escola Gentil Antônio Tonial surpreendeu o público, em especial os pais, com as apresentações dos seus alunos. Paulo Maciel e Grupo encerraram a noite mais uma vez.

Para apreciar com emoção

Crianças e adultos se divertiram no Torneio da Vaca Parada que aconteceu no domingo (17/09). Na sequência, a tradicional Corticeira da Canção atraiu olhares atentos e curiosos de todos que assistiam cada uma das apresentações. Destinado à intérprete vocal da música gaúcha, o tradicional festival contou com categorias locais e regionais.

A qualidade vocal dos participantes marcou o evento que chegou a sua 11ª edição. Na categoria até 16 anos, levou a melhor a prenda Lívia Clara Galon, que interpretou a música “Do Fundo da Grota”, de Baitaca. O segundo colocado foi Natan Bresolin, com “Minha Biografia”, de José Mendes. Na categoria local, vitória de Joevane Paiz Fortuna, com “Ave Sonora”, de João Chagas Leite. Em segundo, Mariele Chiochetta que interpretou “Merceditas”, de Ramon Sixto Rios. A categoria regional foi a mais esperada e a última da noite. Em primeiro lugar, Carlos Ariel Debona com a canção “Guri de Campo”, de Cristiano Quevedo, e em segundo, Marcelo Simionato com “Retorno”, de Wilson Paim.

Na segunda-feira, a Escola de Arte deu um show com os seus jovens talentos. A empolgação do público, admirada pelo encanto das apresentações, mostrou que a melhor maneira de apreciá-la era com a emoção. Em seguida, o show com Grupo Gauderiaço fechou a segunda-feira (18/09).

Do suor dos bastidores para o brilho no palco

Os belos movimentos, a busca pela perfeição. Na véspera do feriado (19/09), as invernadas do CTG Doze Braças levantaram o público em aplausos. O colorido dos vestidos, as danças dinâmicas e sincronizadas expressavam a alegria dos seus integrantes. Um espetáculo para os olhos que traduziu o trabalho atento e silêncio do Departamento Artístico e Cultural do CTG para que o suor dos bastidores se convertesse em brilho no palco. Adiante, os velhos conhecidos do Acampamento de Sananduva, Gracio e Índio Pessoa, animaram a primeira bailanta da Semana Farroupilha.

Finalizando com habilidade e força no braço

Marcando a Revolução Farroupilha, o dia 20/09 começou com o Rodeio Municipal. O Galpão da Amizade foi o vencedor na taça rotativa, recebendo o troféu pela habilidade e força no braço. Durante todo o dia, a distribuição gratuita de água quente e erva-mate Valério reuniu o público apreciador do bom chimarrão. O Gaitaço anunciava que a edição do Acampamento se aproximava do encerramento. Várias gerações se apresentavam no palco para reafirmar a tradição da gaita como a majestade da música tradicionalista.

E para quem perdeu a apresentação do primeiro dia, o guri Vitor Braz Benetti, revelado na dança da chula, fez uma participação especial e recebeu todo o carinho do público presente. Baitaca e o Grupo Fundo da Grota foi a última atração a subir no palco. Nas suas composições populares, as letras de duplo sentido contaram histórias sobre a vida no campo, garantindo um show lotado para finalizar com sucesso mais uma edição do Acampamento Farrapo.

Em contagem regressiva, a expectativa agora fica por conta dos 30 anos do evento que acontece em 2018. Sem dúvida, merece comemorações à altura.


CLIMA/TEMPO

Prefeitura Municipal de Sananduva © Todos os direitos reservados     |     Criação de Sites: Slah Informática