NOTÍCIAS

< Voltar

Vacinação contra HPV: encerrada imunização para pessoas de 15 a 26 anos

Publicado em 04/09/2017, Por Assessoria de Comunicação

A ampliação temporária de faixas etárias da vacinação de HPV está encerrada no Estado do Rio Grande do Sul, conforme o comunicado realizado pelo secretário Estadual de Saúde, João Gabbardo dos Reis.

Com o fim do estoque de vacinas, a divisão da Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (DVE/CEVS) determinou o fim da vacinação para este público. Porém, as pessoas que foram contempladas no período de ampliação temporária de faixas etárias da vacinação de HPV têm direito assegurado de receber a segunda e a terceira dose, conforme o calendário de vacinação para as pessoas de 15 a 26 anos.

A remessa de vacinas que está sendo distribuída será utilizada para a vacinação de HPV das faixas etárias de rotina, ou seja, meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. A vacina para o HPV protege contra quatro subtipos do vírus e é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero, considerada a quarta maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. Entre os homens, protege contra câncer de pênis, orofaringe e ânus. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais, doença estigmatizante e de difícil tratamento.


CLIMA/TEMPO

Prefeitura Municipal de Sananduva © Todos os direitos reservados     |     Criação de Sites: Slah Informática