NOTÍCIAS

< Voltar

Testes rápidos para HIV/Aids, Sífilis e Hepatites

Publicado em 04/09/2017, Por Assessoria de Comunicação

Os testes rápidos para HIV/Aids, Sífilis e Hepatites B e C estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde do Município, porém a UBS São Cristóvão está intensificando ações com relação a estes exames. Com o envolvimento de todos da equipe, a população pertencente a esta UBS está sendo chamada a realizar os testes para possíveis diagnósticos e tratamentos precoces, além de ser uma oportunidade de orientação para a população sobre as ISTs - Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Os testes rápidos permitem descobrir se a pessoa tem HIV/Aids, Sífilis, Hepatite B e/ou C em 20 minutos. Neste mês de agosto, na UBS São Cristóvão foram realizados 225 testes para Hepatite C, 217 para Hepatite B, 226 para HIV/Aids e 200 para Sífilis. Destes foram notificados para a Vigilância do Município 12 casos novos de Sífilis, 01 de Hepatite B e 01 de HIV/Aids.

Infecções Sexualmente Transmissíveis

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por mais de 30 agentes etiológicos (vírus, bactérias, fungos e protozoários), sendo transmitidas principalmente por contato sexual e, de forma eventual, por via sanguínea. A transmissão de uma IST ainda pode acontecer da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. Essas infecções podem se apresentar sob a forma de síndromes: úlceras genitais, corrimento uretral, corrimento vaginal e Doença Inflamatória Pélvica (DIP). Algumas infecções possuem altas taxas de incidência e prevalência, apresentam complicações mais graves em mulheres e facilitam a transmissão do HIV.

A Aids – Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é causada pelo vírus HIV que ataca as células de defesa do organismo. Uma doença que não tem cura, mas tem tratamento, por isso a importância de diagnóstico precoce.

A Sífilis é uma doença sexualmente transmissível causada por um agente infeccioso chamado Treponema Pallidum. Podem se manifestar em três estágios. O diagnóstico precoce é importante para romper a cadeia de transmissão, uma vez que realizado o tratamento correto essa doença tem cura.

As hepatites virais são doenças silenciosas que provocam inflamação do fígado e nem sempre apresentam sintomas. Representam um problema de saúde pública de grande importância, pois é significativo o número de pessoas atingidas e não identificadas. Quando não diagnosticadas, as hepatites virais podem acarretar complicações das formas agudas e crônicas, muitas vezes levando à cirrose ou ao câncer de fígado, isso justifica a importância do diagnóstico precoce.

A camisinha masculina e a feminina são as únicas formas de se proteger das ISTs. Os testes rápidos podem ser feitos gratuitamente em todas as Unidades de Saúde de Sananduva.


CLIMA/TEMPO

Prefeitura Municipal de Sananduva © Todos os direitos reservados     |     Criação de Sites: Slah Informática