NOTÍCIAS

< Voltar

Campanha nacional de vacinação contra a influenza

Publicado em 20/03/2017, Por Assessoria de Comunicação

A vacinação contra a influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da doença. Sendo assim, este ano o Ministério da Saúde lança a 19ª Campanha Nacional de Vacinação que acontece no período de 10 de abril a 19 de maio, sendo dia 06 de maio o dia de mobilização nacional.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. A manifestação mais comum é através da Síndrome Gripal, que se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga.

No período de 10 a 13 de abril a vacina estará disponível apenas para os trabalhadores da saúde. Para os demais públicos, a campanha se iniciará no dia 17 de abril. Nesta Campanha, a meta é vacinar 90% dos grupos elegíveis para a vacinação, cujo objetivo é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população alvo para a vacinação.

A população alvo para a vacinação são: indivíduos com 60 anos ou mais de idade; crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11meses e 29 dias); gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; povos indígenas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional; professores de escolas públicas e privadas; grupos portadores de doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais como doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica (Hipertensão Arterial Sistêmica somente com comorbidades), doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados, portadores de trissomias (exemplo: síndrome de Down). A apresentação da prescrição médica será obrigatória para o grupo de comorbidade. Serão aceitas prescrições de anos anteriores.

Outras informações serão divulgadas no início do mês de abril.


CLIMA/TEMPO

Prefeitura Municipal de Sananduva © Todos os direitos reservados     |     Criação de Sites: Slah Informática