NOTÍCIAS

< Voltar

Grupo Viver e Aprender – Uma experiência que deu certo

Publicado em 10/03/2017, Por Assessoria de Comunicação

Corta, costura, amarra, trança, finaliza. É das mãos habilidosas das mulheres que se constrói a delicadeza dos trabalhos artesanais. E em cada local em que elas se reúnem há criatividade e muita alegria. A Atenção Básica do Município de Sananduva, dentre as diversas ações educativas que realiza, buscando interferir no processo de saúde-doença da população e ampliar o controle social na defesa da qualidade de vida, desenvolve o Grupo Viver e Aprender.

Há oito anos, 50 participantes mulheres de quatro comunidades do interior se reúnem semanalmente. Segundo a agente comunitária de saúde, Rosane Dalla Santa Chisté, que coordena estes grupos com apoio e supervisão dos demais profissionais da equipe, as participantes tiveram vários benefícios na saúde. “Através do artesanato, elas trabalham a saúde psicológica e emocional, aumentam a autoestima e ampliam o conhecimento da saúde em geral”, explica a ACS, uma vez que os encontros são oportunidades para trabalhar os mais diversos temas relacionados a saúde, através de palestras, dinâmicas, teatros, desenvolvendo a saúde social através da convivência e integração.

Segundo o Ministério da Saúde, a Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. Esta experiência vivenciada por mulheres que compõem o Grupo Viver e Aprender foi apresentada na Mostra Regional de Saúde – Macrorregião Norte em Passo Fundo, como uma ação que deu certo e traz resultados positivos continuamente.

Para àquelas que desejarem participar do Grupo Viver e Aprender, os encontros são realizados todas as terças-feiras, sendo uma em cada localidade, sempre às 13h30min, nos salões comunitários.

1ª terça-feira do mês – Quati Alto

2ª terça-feira do mês – Santo Isidoro

3ª terça-feira do mês – Quati Baixo

4ª terça-feira do mês – Dinamite e Gaúcho (no salão do Dinamite)


CLIMA/TEMPO

Prefeitura Municipal de Sananduva © Todos os direitos reservados     |     Criação de Sites: Slah Informática