NOTÍCIAS

< Voltar

Mudanças no Calendário Nacional de Vacinação para 2017

Publicado em 16/01/2017, Por Assessoria de Comunicação

Atenção adolescentes! Está incluído no calendário vacinal as vacinas do HPV e Meningocócica C para ambos os sexos.

Na manhã do dia 12/01, reuniram-se na Secretaria da Saúde de Sananduva os profissionais da enfermagem representantes das Estratégias de Saúde da Família e Vigilância Epidemiológica para tratar da adaptação as mudanças do Calendário Nacional de Vacinação.

O Programa Nacional de Vacinação (PNI) que institui o Calendário Nacional de Vacinação, adquire e distribui os imunobiológicos definindo estratégias de vacinação para crianças, adolescentes, adultos, idosos e povos indígenas, com vacinas normalizadas em calendários de vacinação específicos para cada grupo. A coordenação-geral do PNI informa as mudanças no Calendário Nacional de Vacinação:

1- Vacina HPV Quadrivalente: Esta vacina passa a ser aplicada também em adolescentes do sexo masculino para a faixa etária de 12 a 13 anos 11 meses e 29 dias e homens vivendo com HIV/Aids, entre 9 e 26 anos. Até o ano de 2020 a faixa etária masculina será ampliada gradativamente. O objetivo da vacinação para esta população é prevenir os cânceres de pênis, verrugas genitais, boca, orofaringe e diminuir a transmissão do vírus para as parceiras;

2- Vacina Meningocócica C: Esta vacina passa a ser aplicada para adolescentes de ambos os sexos para a faixa etária de 12 a 13 anos 11 meses e 29 dias. Até o ano de 2020 a faixa etária será ampliada gradativamente. O objetivo é vacinar para a meningite C, com o intuito de reduzir o número de portadores da bactéria em nasofaringe.

Na reunião realizada com os profissionais da Secretaria da Saúde em Sananduva, após a explanação das mudanças pela enfermeira coordenadora Vanusa dos Santos Zenere, o grupo discutiu estratégias municipais para o cumprimento do calendário vacinal, ficando acordado que:

1- Cada adolescente vai procurar a Unidade de Saúde que pertence para receber as doses das vacinas citadas acima;

2- Devido a baixa nos estoques da vacina HPV, em um primeiro momento será administrado para adolescentes do sexo masculino que completarem 14 anos em janeiro e fevereiro. A previsão de normalização dos estoques é para março. 


CLIMA/TEMPO

Prefeitura Municipal de Sananduva © Todos os direitos reservados     |     Criação de Sites: Slah Informática