NOTÍCIAS

< Voltar

Gestantes são orientadas no último encontro do ano

Publicado em 01/12/2016, Por Assessoria de Imprensa

Na tarde do dia 29 de novembro, aconteceu o último encontro do Grupo de Gestantes do ano de 2016. A psicóloga Francine Marcante Copatti falou sobre as Mudanças Psicológicas na Gestação.

A palestra teve como foco principal informar às gestantes que além do pré-natal é muito importante cuidar do psicológico, pois a gestação é um momento de grande desenvolvimento emocional da mulher. Ela passa por constantes modificações físicas, emocionais e sociais. Essas modificações acarretam em uma transformação na sua personalidade e identidade, pois a mulher que antes era filha passa a assumir um novo papel, o papel de mãe.

Cada fase da gestação é marcada por emoções diferentes, a mulher é acometida por ambivalência afetiva, ao mesmo tempo em que sente-se feliz e realizada, também passa a experimentar sentimentos de ansiedade, angústia, insegurança, dúvidas, entre outros.

A mulher precisa ter um espaço para ser acolhida, para poder expressar as suas emoções e esclarecer suas dúvidas, pois desta forma pode aliviar a ansiedade, baixar o nível de estresse e experiência a gestação com mais prazer e confiança.

A gestante ao vivenciar estas emoções de forma positiva, começa a construir o Vínculo Afetivo com seu bebê, o qual é de extrema importância para o desenvolvimento emocional da criança, pois é através do vínculo com a mãe que o bebê vai experimentar o mundo.

O apoio do companheiro, da família e dos profissionais é fundamental para que a gestante sinta-se mais fortalecida para assumir as mudanças na sua vida.

Para encerrar foi feito um alerta sobre a depressão pós-parto, relembrando que é importante prestar atenção nos sentimentos, emoções e comportamentos após o nascimento do bebê, e a qualquer sinal de que algo não está bem, procurar ajuda, pois existe tratamento e toda a mãe tem o direito de viver a maternidade em sua plenitude.

As reuniões com as gestantes aconteceram durante o ano de forma periódica, onde foram abordados vários temas de interesses das mesmas, por diferentes profissionais.  A secretaria de saúde agradece todas as gestantes que participaram dos encontros, os quais serão retomados no próximo ano.

 

 

 

 

 

 

 


CLIMA/TEMPO

Prefeitura Municipal de Sananduva © Todos os direitos reservados     |     Criação de Sites: Slah Informática