Prezado Sananduvense:

Publicado em 11/11/2016, Por Assessoria de Imprensa

A Vigilância Ambiental informa que está realizando um trabalho intenso no combate ao Aedes aegypti, o qual é vetor de várias doenças, como: dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Nosso município foi considerado infestado em dezembro de 2015, desde então são realizadas vistorias em todos os imóveis da cidade, a fim de orientar e eliminar possíveis focos do mosquito. O Liraa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti) realizado no mês de abril obteve um índice de 7,2, sendo considerada situação de risco, o período quente favoreceu a proliferação do inseto. O segundo Liraa ocorreu no mês de outubro, com índice de 2,1, sendo considerado de situação de alerta. O inverno rigoroso diminuiu a atividade do inseto, entretanto não o elimina devido o ovo resistir 450 dias no seco. Esta resistência permite que sejam transportados a grandes distâncias, em recipientes secos, e que sobrevivam por um ano inteiro até o próximo verão, quando o clima chuvoso e quente poderá levar à sua eclosão e à formação das larvas e, depois do mosquito.

Com a chegada do verão, solicitamos que seja dada uma atenção especial, tendo em vista que é a época mais propicia para a proliferação. Até o momento não foram registrados indivíduos que apresentaram as doenças associadas ao Aedes em nosso município, entretanto contamos com a colaboração de todos, para o combate deste vetor que se encontra distribuído em todos os bairros da cidade. Portanto cidadão: limpe seu terreno, tampe e use telas nas caixas de água (provenientes da água da chuva), cuide de sua piscina, coloque areia nos pratinhos de flores, tampe os ralos, limpe calhas, enfim, elimine água parada!

A responsabilidade é de todos nós!