NOTÍCIAS

< Voltar

Vigilância mantem Alerta contra a Dengue

Publicado em 01/11/2016, Por Assessoria de Imprensa

O período de chuva e calor é propicio para surgimento do mosquito Aedes aegypti, mas a Vigilância em Saúde do Município de Sananduva esta em alerta. O trabalho de conscientização e eliminação de pontos de água parada continua durante todo o ano, sendo que as visitas domiciliares realizadas pelos agentes de endemias foram realizadas inclusive no inverno. E apesar do frio que tivemos, ainda foram encontrados muitos focos com larvas do mosquito Aedes mesmo durante o inverno.

Até o momento no Estado do Rio Grande do Sul foram confirmados 2.437 casos de Dengue em 105 municípios do Estado. Em nossa região os municípios com casos confirmados são: Carazinho (1), Passo Fundo (2), Espumoso (2) e Tapera (1). O maior número de casos confirmados foi em mulheres com idade de 30 a 39 anos de idade.

Conforme informações da Secretaria Municipal da Saúde a Vigilância em Saúde se manteve alerta inclusive no inverno e nos meses considerados críticos outubro a maio esta intensificando os trabalhos para evitar a infestação e proliferação do mosquito.

Nesta época do ano considerando que temos o feriado de Finados e todos acabam homenageando seus entes falecidos com flores levadas até os cemitérios. Orientamos a população que não levem vasos com água e sim com areia, e que retirem o plástico que enfeita o vaso onde acaba acumulando água. Após o dia de finados será realizado uma vistoria no cemitério municipal, para eliminarmos possíveis criadouros de mosquito. Salientamos a importância de todos cuidarem de suas casas e terrenos evitando água parada, pois o verão está chegando e com ele o aumento de mosquitos Aedes. Faça sua parte, colabore.

Lembramos os cuidados básicos para se evitar a proliferação de larvas do mosquito da dengue:

- eliminar depósitos com água parada;

- manter as piscinas com cloro;

- observar as caixas de água, lava-las regularmente, e colocar cloro;

- vistoriar semanalmente os bebedouros de animais;

- Ter uma atenção especial com ralos, calhas e valas que contenham água da chuva;

 - Retirar os pratinhos de plantas, ou colocar areia até a borda;

- Armazenar o lixo corretamente;

 


CLIMA/TEMPO

Prefeitura Municipal de Sananduva © Todos os direitos reservados     |     Criação de Sites: Slah Informática