Votação da Consulta Popular será de 5, 6 e 7 de julho.

Publicado em 20/06/2016, Por Assessoria de Imprensa

O Conselho Regional de Desenvolvimento (COREDE NORDESTE) definiu, em assembleia pública, os programas que estarão nas cédulas de votação da Consulta Popular 2016-2017. Cada região terá 10 opções de programas para impulsionar o desenvolvimento regional. A votação será nos dias 5, 6 e 7 de julho. É necessário ter o número do título de eleitor para participar.

Os votos serão realizados de duas maneiras: pelo site da Consulta Popular e por um aplicativo disponibilizado para representantes dos COREDES e dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (COMUDES). A Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional (SEPLAN), em conjunto com as demais secretarias, definiu uma lista com 25 programas das seguintes áreas: Desenvolvimento Rural e Cooperativismo; Agricultura, Pecuária e Irrigação; Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; Turismo, Esporte e Lazer; Cultura; Minas e Energia; Saúde e Educação. Da lista, cada um dos 28 COREDES está definindo quais os 10 programas que estarão na cédula de votação.

Cada eleitor poderá escolher uma prioridade e, ao final da votação, os três ou quatro programas mais votados receberão os recursos. No total, a Consulta Popular 2016-2017 destinará R$ 50 milhões do orçamento ao processo. A distribuição será dividida segundo dois critérios: R$ 28 milhões distribuídos igualmente entre os COREDES e R$ 22 milhões pelo critério de população e Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE).

Calendário de votação

5, 6 e 7 de julho – votação online pelo www.consultapopular.rs.gov.br

5 e 6 de julho – votação presencial em aplicativo disponibilizado aos COREDES e COMUDES.

O que é a Consulta Popular

Instituída em 1998, a Consulta Popular é um instrumento de participação da população no orçamento estadual. É ela que define diretamente parte dos investimentos que constarão no orçamento do Estado.

Anualmente, o governo fixa o valor submetido à deliberação da população. Este valor é distribuído entre as 28 regiões do estado, de acordo com a população e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE) de cada região.

Neste ano, a grande mudança é que as prioridades eleitas vão contemplar projetos de desenvolvimento regional.

O COREDE NORDESTE definiu demandas para a Região

Assembleia realizada pelo COREDE NORDESTE no dia (07/06) na Casa de Cultura Prefeito Hilário Copatti definiu as demandas que serão votadas nos dias 05, 06 e 07 de julho, após serem analisadas e homologadas pelo Governo do Estado. A votação será somente pela internet.

A região definiu dez demandas que estarão na cédula. Nove delas dentro das Secretarias de Agricultura e do Desenvolvimento Rural e uma delas na área da Secretaria de Desenvolvimento econômico, ciência e Tecnologia.

DEMANDAS - COREDE NORDESTE

1. SEAPI - APOIO À CADEIA PRODUTIVA DO LEITE E DA PECUÁRIA DE CORTE (maquinas e equipamentos; Insumos e obra) – CONVÊNIO COM MUNICÍPIO.

2. SDR - APOIO E AMPLIAÇÃO DA INFRAESTRUTURA RURAL (saneamento e redes de água) – CONVÊNIO COM MUNICÍPIO.

3. SEAPI - CORREÇÃO, RECUPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DO SOLO (insumos e adubo verde) – CONVÊNIO COM MUNICÍPIO.

4. SDR - APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR (projeto de desenvolvimento da Fruticultura, Olericultura, Apicultura, Suinocultura, Avicultura, etc.) – CONVÊNIO COM MUNÍCIPIO.

5. SEAPI - APOIO À CADEIA PRODUTIVA DA FRUTICULTURA (máquinas, equipamentos e insumos) – CONVÊNIO COM MUNICÍPIO.

6. SDR - APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO LEITEIRA E DA PECUÁRIA FAMILIAR (equipamentos e insumos) – CONVÊNIO COM MUNICÍPIO.

7. SEAPI - MELHORAMENTO DE ESTRADAS VICINAIS – CONVÊNIO COM MUNICÍPIO.

8. SDR - APOIO A AGROINDÚSTRIA FAMILIAR (obras de construção e reformas; aquisição de equipamentos) – CONVÊNIO COM MUNICÍPIO.

9. SDECT - PROGRAMA DE APOIO A INICIATIVAS MUNICIPAIS (áreas industriais municipais). – CONVÊNIO COM MUNICÍPIO.

10. SEAPI - IRRIGAÇÃO (maquinas e equipamentos) – CONVÊNIO COM MUNICÍPIO.