Sananduva Continua ações contra o Mosquito da Dengue

Publicado em 12/02/2016, Por Assessoria de Imprensa

Em virtude do clima quente favorável a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças a Administração Municipal através da Secretaria da Saúde e equipes da Vigilância em Saúde do Município de Sananduva continuam mobilizadas para conter o avanço de focos da larva.

Conforme informações da Secretaria Estadual da Saúde as primeiras seis semanas de 2016 registraram cinco vezes mais casos de dengue confirmados do que o mesmo período do ano passado. Dos 701 casos notificados, 58 foram confirmados, dos quais 22 somente na semana entre 7 e 12 deste mês. Das confirmações, 15 são autóctones (doença contraída no estado). Em 2015, foram 147 notificações, com 7 casos confirmados.

O secretário da Saúde afirmou que os 497 municípios do RS vão promover ações de conscientização para evitar a proliferação do mosquito neste sábado (13). A expectativa é mobilizar cerca de 60 mil civis e militares no estado para o trabalho de eliminação de locais com água parada, onde o inseto se reproduz.

13 de Fevereiro dia D de Mobilização contra a Dengue

O Ministério da Saúde definiu a data de 13 de fevereiro como Dia D contra a dengue, esta campanha vai abranger todos os municípios do território Nacional. Principalmente as cidades consideradas infestadas com o mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue, chikungunya e do Zika vírus.

A Secretaria Municipal de saúde de Sananduva através do setor de Vigilância em saúde, também realizará neste Sábado (13) ações que vise o combate ao mosquito. A partir das 8 horas da manhã as equipes de saúde estarão percorrendo todos os bairros e centro da cidade, conscientizando a população sobre a importância das medidas preventivas para combater as larvas do mosquito transmissor das doenças, por meio da eliminação de materiais que podem ser potenciais criadouros do Aedes aegypti. Será entregue material informativo sobre a Dengue, Chikungunya e Zika vírus.

Cuidados para evitar o acúmulo de água, onde o mosquito pode se reproduzir:

- Fechar caixas d'água, tonéis e latões;

- Limpar com escova os bebedouros de animais;

- Guardar garrafas vazias com o gargalo para baixo;

- Guardar pneus velhos sob abrigos;

- Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises;

- Não acumular água nos vasos de plantas, substituindo por areia;

- Colocar embalagens de vidro, lata e plástico em lixeiras fechadas;

- Manter a piscina tratada;

- Verificar se os ralos estão desentupidos e, se não estiver usando, deixar fechados ou com telas;

- Observar a bandeja externa de água na parte de trás da geladeira.

Cada um fazendo sua parte, teremos uma cidade mais limpa, com mais saúde e harmonia. Sananduva a Força que vem do Interior.