Mobilização do Movimento do Bolo Tributário

Publicado em 29/09/2015, Por Assessoria de Imprensa

Na última sexta-feira, dia 25 de setembro, foi realizada uma grande mobilização onde praticamente todas as prefeituras do Rio Grande do Sul, inclusive a do município de Sananduva participaram.

A mobilização denominada Movimento do Bolo teve como foco principal conscientizar a população da pequena fatia dos impostos arrecadados, que retornam para os municípios.

Durante as manifestações, o vice-prefeito municipal, Loevir Benedetti, disse que temos que ser criativos e que precisamos trabalhar em cima da crise econômica do nosso País. Em relação ao resultado da paralisação, foi um dia atípico e positivo, no sentido de chamar atenção das principais lideranças do País, bem como, transferir este conhecimento a população da atual conjuntura, que está interferindo principalmente nas obras e serviços dos municípios, pois a cada R$ 100,00 reais arrecadados, somente retornam o valor de R$ 18,00 reais para os municípios.

Essa situação tem levado os administradores municipais a tomarem medidas de economia e de contenção de gastos para atender setores essenciais. Em Sananduva várias medidas já foram adotadas, como cortes em diárias, em compras, nos auxílios que eram concedidos a clubes e comunidades bem como para vários eventos, corte de celulares de vários órgãos, inclusive do prefeito e vice, permanecendo na administração apenas os destinados aos plantões nos atendimentos de urgência do setor de saúde. As horas extras foram eliminadas e ainda foi reduzido o consumo de água, energia, racionalização no uso das viaturas municipais, além de existir a possibilidade serem tomas outras medidas para economia no município.