NOTÍCIAS

< Voltar

SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE - NOTA INFORMATIVA SOBRE A MENINGITE

Publicado em 24/07/2015, Por Assessoria de Imprensa

A Secretaria de Saúde através do setor de Vigilância Epidemiológica de Sananduva vem por meio deste, esclarecer algumas dúvidas frequentes da população em relação a Meningite.

A meningite é uma doença de notificação e investigação compulsória caracterizada por um processo inflamatório das meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, causada principalmente a partir da infecção por vírus ou bactérias, no entanto outros agentes também podem causar a meningite como fungos e parasitas.

Entre as meningites bacterianas a Doença Meningocócica (DM) é a de maior relevância epidemiológica em função da morbimortalidade e do desfecho da doença. A doença meningocócica é causada por uma bactéria que possui diversos sorogrupos. Os mais frequentes são o A, B, C, Y e W. A transmissão ocorre através do contato direto e prolongado de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias de pessoas infectadas, assintomáticas ou doentes. Os sinais e sintomas da doença são: febre alta, cefaleia, vômitos em jato, rigidez de nuca alteração do sensório, manchas avermelhadas pelo corpo. Nos menores de 1 ano destaca-se irritabilidade, choro persistente e abaulamento de fontanela (moleira).

Ressaltamos que todos os anos há casos de meningite e não há motivo para alarme e preocupação. Desde o ano de 2010 foi introduzido no calendário de vacinação a vacina meningocócica C, sendo o tipo de meningite mais predominante no estado. A vacinação na rede pública oferece esta vacina para as crianças em três doses e é realizada aos 3 e 5 meses e um reforço aos 15 meses. A rede privada dispõe das vacinas meningocócicas B, A,C,Y e W.

Quanto a prevenção alguns cuidados são importantes como lavagem das mãos, uso de álcool gel, manter os ambientes com boa ventilação, evitar aglomerações de pessoas em ambientes fechados e sem ventilação e manter a vacinação das crianças em dia.

Informamos também que o município de Sananduva não teve nenhum caso de meningite até o momento, apenas uma criança de um município vizinho passou pelo HBSJ e foi encaminhada ao HSVP devido a uma suspeita de meningite. No Rio Grande do Sul até a data de 09 de julho de 2015, o total de casos da Doença Meningocócica é de 48 casos com a seguinte distribuição: 24 do sorogrupo C, 7 do sorogrupo B, 4 do sorogrupo Y/W e 13 casos em que não se identificou o sorogrupo do meningococo. Ocorreram 12 óbitos, sendo 4 pelo meningococo B, 4 pelo meningococo C e 4 sem identificação de sorogrupo.

Susana Maschio Navarini Enfermeira Coordenadora da Vigilância em Saúde

Gisele de Marchi Técnica de enfermagem da Vigilância Epidemiológica


CLIMA/TEMPO

Prefeitura Municipal de Sananduva © Todos os direitos reservados     |     Criação de Sites: Slah Informática