NOTÍCIAS

< Voltar

Projeto Sananduva segura apresentado ao Executivo

Publicado em 01/07/2015, Por Assessoria de Imprensa

Na manhã do dia 01 de julho o Prefeito Antônio Roberto Caldato e o Vice-Prefeito Loevir Benedetti receberam no gabinete o Comissário de Polícia Francisco Rodrigues Batista, comandante da 4ª Companhia da Brigada Militar Tenente Tiago Merlin Bernieri e o Vereador Rodrigo Getelina, na oportunidade apresentaram ao executivo o Programa Sananduva Segura.

Segundo o vereador Rodrigo Getelina, autor do projeto, o nome é provisório e apontado como sugestão, o mesmo tem a intenção de reunir o Poder Público Municipal, Câmara de Vereadores, CONSEPRO, Brigada Militar, Polícia Civil, Clubes de Serviços e demais entidades representativas da cidade de Sananduva com o objetivo de apontar sugestões e caminhos para ampliar e melhorar a segurança pública em nosso município.

Trata-se de um projeto de conscientização, orientação e investimentos visando o intercâmbio das forças vivas da sociedade sananduvense na busca de soluções para prevenção e combate da criminalidade. Inicialmente, após algumas reuniões com a Brigada Militar e Polícia Civil, foram apontadas as sugestões a seguir como ponto de partida do projeto, mas como um projeto de construção conjunta, o mesmo se encontra ainda não concluído e através da participação de todos poderá ser ampliado e alterado conforme for implementado.

 

 

 

 

 

 

PRINCIPAIS AÇÕES:

 

1)        Criar incentivos para a vinda e permanência de policiais civis e militares na nossa cidade.

- Criação de auxilio moradia para os policiais que dependem de pagamento de aluguel, através de convênios com o Governo Estadual e/ou Consepro

- Criação, com participação da iniciativa privada, de auxilio alimentação para os policiais de nossa cidade.

           

2)        Instalação de câmaras de vídeo monitoramento em pontos considerados estratégicos na cidade.

- implantação de sistema de vídeo monitoramento de ruas e avenidas em convenio com a Brigada Militar.

 

3)        Incentivar aos cidadãos, comércio e indústria, a instalarem câmeras de boa resolução apontadas para as vias públicas com o objetivo de inibir a ação de marginais e facilitar a investigação policial.

- Através da participação da administração municipal em parceria com a iniciativa privada, criar mecanismo de compras coletivas de equipamentos de vídeo monitoramento, com a intenção de baixar custos, para instalação dos mesmos apontados para a rua, em parceria com comerciantes e moradores interessados a aderirem ao programa.

 

4)        Instalação e vídeo monitoramento de todos os prédios e praças públicas do município.

- Monitoramento à distância com o objetivo de liberar vigilantes e vigias para rondas volantes.

 

5)        Ampliação e manutenção constante da iluminação pública em ruas e praças

- Manter e ampliar a qualidade da iluminação das ruas e espaços públicos 

 

6)        Criação de uma equipe volante dos vigilantes da prefeitura municipal.

- Duplas de Vigias/Vigilantes circulariam pela cidade na inspeção de prédios e espaços públicos, e ao mesmo tempo, auxiliariam a Brigada no monitoramento da cidade.

 

7)        Criar a cultura da prevenção na população para que a mesma alerte as forças policiais sempre que considerarem alguma atitude suspeita.

- Campanhas de orientação, palestras, impressos alertando a população sobre prevenção a criminalidade, promovendo círculos de debates nas escolas e entidades.

8)        Reativar o PROERD

- Reativação deste importante programa de conscientização e combate as drogas voltada aos jovens e adolescentes.

 

9)        Atenção prioritária a crianças e adolescentes garantindo condições de pleno funcionamento ao Conselho Tutelar.

- Através de políticas públicas, priorizar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, através dos diversos programas de benefícios sociais com acompanhamento através da Assistência Social.

- Dar condições materiais e de estrutura para o Conselho Tutelar.

 

10)     Criação de programas de inclusão social para jovens através de esportes e atividades culturais

- Criar condições para a o acesso as mais variadas formas de praticas esportivas, expressões culturais e lazer aos jovens em situação de vulnerabilidade social.

 

11)     Criação de um logotipo que identifique o Programa.      

- Criação de uma marca que identifique os participantes do programa de monitoramento e divulgue as ações desenvolvidas, podendo servir também para alerta e inibição de possíveis ações criminosas.

 

12)     Buscar os recursos e materiais ainda não pagos pela consulta popular para a segurança pública.

- Gestionar junto ao governo do estado do RS os recursos e materiais eleitos na Consulta Popular, mas ainda não pagos.

 

13)     Fortalecimento do CONSEPRO.

- Aproximar o CONSEPRO da comunidade, tornando-o um fórum de debates e soluções para as questões de segurança pública.

 

14)     Reuniões freqüentes de avaliação entre as entidades envolvidas no programa.

 Realizadas pelo próprio CONSEPRO, tem o objetivo de avaliar se as medidas tomadas estão gerando os resultados esperados e os caminhos a serem tomados pelos agentes envolvidos no projeto.

O Prefeito Antônio Roberto Caldato considerou o projeto importante e deverá designar um funcionário para estudar sua colocação em prática.


CLIMA/TEMPO

Prefeitura Municipal de Sananduva © Todos os direitos reservados     |     Criação de Sites: Slah Informática