SEMANA FARROUPILHA JÁ TEM SUA POESIA TEMA

Publicado em 21/08/2014, Por Assessoria de Imprensa

A poesia “Noutros tempos”, de Otávio Geraldo Reichert, foi escolhida para ser a poesia tema da Semana Farroupilha, que acontece de 12 a 21 de setembro de 2014. Ao contrário dos anos anteriores quando foram promovidos concursos para eleger a música tema, nesta edição, a Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, na qual faz parte a Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF), instituiu, em parceria com a Estância da Poesia Crioula, um concurso de poesias com a temática Eu Sou do Sul, em concordância com a música do mesmo nome, de autoria de Elton Saldanha. “Noutros Tempos” venceu o concurso com conotação gauchesca, nativista e tradicionalista onde estavam inscritas 120 poesias enviadas de diversas regiões do Brasil. A iniciativa teve como objetivo integrar a comunidade ao movimento tradicionalista do Rio Grande do Sul, através do verso e abrir novos espaços para poetas. A Poesia tema é esta: NOUTROS TEMPOS Noutros tempos… A história não se escrevia. Em prosas se repetia perpassando gerações. Grandiosas tribos, nações, na liberdade da pampa, mateavam a verde estampa de geografias sulinas. Corriam matas, campinas, vagueavam rios e oceano, quando o estrangeiro aragano içou velas matutinas. Noutros tempos… O tapuio surpreendido, ouviu relinchos, mugidos, ecoando pelo varzedo. Nas reduções, em segredo, índia e branco se espelharam. Os jesuítas batizaram a china e mozo gaudério. O sul se tornou império; a bombacha fez querência. Gaúcho se fez essência com resquícios de mistério. Noutros tempos… Foi cabaça e taquapi. Do berçário Guarani foi herdado o chimarrão. Costela em fogo de chão; o charque feito em varais. Muitas vendas junto ao cais onde aportavam imigrantes. Tropeiros e bandeirantes riscando o mapa da história. Fez-se a linha divisória mesclando sangue e semblantes. Noutros tempos… Fizeram revolução. Firmeza e proposição estampadas na bandeira. Criaram hino em trincheiras com horizontes de ternura. Origens, lutas, cultura! As auras fortalecidas… Fez mulheres aguerridas e homens de estirpe guapa. Reminiscência farrapa repontando as nossas vidas. Noutros tempos… Foi a bota de garrão. Chiripá no cinturão respaldando a boleadeira. O ponche, raiz campeira, que aparou golpes de faca. O gaúcho crava estacas defendendo seu torrão. Tem nas lides de galpão, nas prosas volteando o mate, O legado dos embates falquejando a tradição. Noutros tempos… Negrinho do pastoreio! Quem do sul, ou faz rodeios, traz cambona na algibeira. De primitiva e lindeira a pátria se fez retrato. Chimangos e maragatos com seus tinos libertários. Somos jovens legendários! Na Semana Farroupilha, com viola que se dedilha, … Rio Grande refaz cenários. A Semana Farroupilha de Sananduva acontecerá de 12 a 21 de Setembro: 12/09 - sexta-feira 19h30min - Abertura Oficial da Semana Farroupilha e XXVI Acampamento Farrapo João Pires de Lima, com Jantar Fandango no CTG Doze Braças. Animação com Marca do Fole - Concórdia – SC. 13/09 – Sábado 20hs - Show com Sidi, Roque, Os Aporreados e Convidados. 14/09 - Domingo 20hs – Show com Rico Baschera e Grupo Tarumã Disputa de Laço Vaca Parada, todas as categorias. 15/09 - Segunda 20hs – Show com Paulo Maciel e Grupo e Grupo Conexão 16/09 - Terça-feira 20hs - Mano Lima 17/09 Quarta-feira 20hs - Invernadas das Escolas e CTG Doze Braças. 18/09 - Quinta-feira 20hs Concurso de Declamação de Poesias Categorias Infantil e Adulto Inscrições Gratuitas nas Escolas e na Casa de Cultura Prefeito Hilário Copatti. PREMIAÇÃO: 1º a 3º lugar – Troféu para as demais colocações, os participantes receberão Certificado de Participação. 19/09 - Sexta-feira 20hs – Show com Quinteto Nativo 20/09 - Sábado 19hs - VIII Corticeira da Canção. Inscrições Gratuitas até o dia 18/09 na Secretaria de Educação e Cultura ou na Casa de Cultura Prefeito Hilário Copatti PREMIAÇÃO: Categoria até os 16 anos de idade 1º lugar - R$ 250,00 2º lugar - R$150,00 3º lugar - R$ 100,00 Categoria Livre - Masculino e Feminino 1º lugar - R$ 450,00 2º lugar - R$ 200,00 3º lugar - R$ 100,00 (os respectivos valores acima para a premiação serão os mesmos para ambos os sexos). 21/09 - Domingo 8hs - Rodeio Municipal (Parque de Rodeios Dr. Raul José Raymundi) 15hs – Gaitaço (Apresentação dos gaiteiros da região) Inscrições gratuitas na Secretaria de Educação e Cultura ou no Acampamento Farrapo.