PROJETO SEMANA DA PÁTRIA - 2014

Publicado em 13/08/2014, Por Assessoria de Imprensa

TEMA NACIONAL: “Amazônia patrimônio brasileiro” TEMA ESTADUAL: “Meu jeito de ser brasileiro” - Homenagem a Lupsinio Rodrigues. TEMA MUNICIPAL: “Educação - Formação para vivência da cidadania” Período: 01 a 06 de setembro de 2014. Justificativa: As comemorações da semana da pátria representam um importante estímulos ao civismo, propiciando a oportunidade de formar o conceito de Pátria, despertar o sentimento de patriotismo, formar atitudes de respeito aos Símbolos do Brasil, incentivar a vivência da cidadania, oportunizando a todos os cidadãos a formação de valores sociais, morais e éticos e desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “Sete de Setembro”. Neste ano trabalharemos o tema “Educação - Formação para a vivência da cidadania”, buscamos através deste resgatar valores, que muitas vezes vão ficando esquecidos ou vão perdendo seu verdadeiro significado, conhecer os problemas sociais, econômicos e políticos que constituem obstáculos e dificuldades para o crescimento da nossa comunidade, município, estado e pais, bem como as grandes realizações, marco da nossa história, a fim de proporcionar-lhes maior compreensão, do verdadeiro espirito de cidadania. Público Alvo Toda a Comunidade Escolar (alunos, pais, funcionários, professores e direção), clubes de serviços, empresas e entidades locais. Objetivo Geral: Motivar e despertar nos alunos e na comunidade escolar o amor e o respeito pela Pátria, contribuindo, desta forma para a compreensão do verdadeiro sentido e a importância de formar cidadãos autônomos e conscientes de seus direitos e deveres, para a construção de uma sociedade mais solidária e democrática. Objetivos Específicos: • Resgatar e incentivar a vivência de amor à pátria, valorizar e respeitar os símbolos nacionais; • Despertar a consciência sobre os direitos e deveres do cidadão; • Identificar e conhecer a realidade, político-econômica e social que vivemos, redescobrindo a cidadania e resgatando os valores éticos e morais; • Refletir sobre o que é ser cidadão e patriota; • Valorizar a educação no espaço escolar para a formação de cidadãos conscientes. • Desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “ Sete de Setembro”. • Despertar o civismo e o senso crítico; • Resgatar a importância de acontecimentos históricos do nosso pais;; • Reconhecer o patriotismo como o sentimento responsável por varias conquistas do povo brasileiro no decorrer da história. • Despertar, a consciência sobreo patrimônio público, valor e respeito para com os mesmos. Metodologia: A abertura da Semana da Pátria acontecerá no dia primeiro de setembro, com a benção e instalação do fogo simbólico no altar da Pátria e hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal. De primeiro a cinco de setembro, cada escola ficará responsável pela realização da hora cívica nos turnos da manhã e da tarde com o hasteamento e arriamento dos pavilhões e apresentações alusivas a semana da Pátria, buscando o envolvimento de toda a comunidade escolar. Ao longo desta semana em todas as escolas, serão realizadas reflexões, pesquisas e análises sobre o passado histórico, a significação da data “ Sete de Setembro”, a vivência de valores sociais, éticos e morais, e valorização dos símbolos nacionais. No dia 6 de setembro será realizado o desfile cívico, onde as escolas, clubes de serviços, empresas, entidades e a secretaria municipal de educação e cultura irão apresentar os seus projetos de trabalho. Programação: Abertura: 01/09/2014 Benção do Fogo Simbólico da Pátria Hasteamento dos pavilhões Hora Cívica: 02/09/2014 a 5/09/2014 Nesta semana as homenagem alusivas a Semana da Pátria, serão realizas nas escolas, com apresentações artísticas, hasteamento e arriamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal. Encerramento: 06/09/09 – Sábado Desfile Cívico: Pronunciamentos:14 horas. Prefeito Municipal Sr. Antonio Roberto Caldato Secretário Municipal de Educação e Cultura: Sr Leomar José Foscarini Início do desfile: 14h 15min Participação: Escolas Municipais e Estaduais, Entidades, Clubes de Serviços e Empresas locais. Avaliação: A formação que buscamos realizar visa despertar a consciência de cidadãos comprometidos e responsáveis, capazes de lutar pelos seus direitos e saber cumprir os seus deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na constituição. Os direitos e deveres de um cidadão devem andar sempre juntos, uma vez que ao cumprirmos nossas obrigações permitimos que o outro exerça também seus direitos.