Prevenção da saúde dos trabalhadores sananduvenses

Publicado em 13/06/2014, Por assessoria de imprensa

Na manhã do dia 12 de junho de 2014 uma equipe de enfermagem esteve na empresa Vicato para realizar o teste de HGT (hemoglicoteste). Esta atividade foi uma parceria da Administração Pública através da Secretaria Municipal de Saúde e a empresa. Foram realizados 68 testes, destes 4 deram resultados alterados e serão investigados. Esta atividade fez parte da Saúde do trabalhador, com objetivo de identificar casos suspeitos de diabetes, prevenindo consequências da doença e orientando os funcionários desta empresa. Diabetes é uma doença crônica decorrente da dificuldade que o corpo tem de utilizar o açúcar que ingerimos na alimentação, elevando a glicemia (açúcar no sangue). Existem dois tipos de Diabetes o Tipo I é mais freqüente em jovens e crianças, geralmente estes fazem uso de insulina e o Tipo II é o mais comum, geralmente acomete pessoas que tem um ou mais dos fatores de risco como: Idade: acima de 30 anos; Excesso de peso ou obesidade; Hereditariedade; Sedentarismo, Hipertensão. Diabetes gestacional; Alimentação inadequada. O tratamento consiste em cuidados na alimentação, prática de atividade física regular e medicamentos. Dentre os sintomas do diabetes temos: polifagia, poliúria, desânimo, fraqueza, cansaço, polidipsia. As principais consequências são: cegueira, doenças renais, impotência sexual, gangrena e problemas no coração.