CAMPANHA DE VACINAÇÃO DO HPV NO MUNICÍPIO DE SANANDUVA.

Publicado em 31/03/2014, Por assessoria de imprensa

A vacina quadrivalente contra o papilomavírus humano no Programa Nacional de Imunizações para adolescentes na faixa etária de 11 a 13 anos 11 meses e 29 dias esta sendo aplicada em Sananduva. Até agora já foram aplicadas 130 doses das 269 recebidas. A vacina aplicada no Brasil protege contra os quatro tipos mais recorrentes de HPV: 6, 11, 16 e 18 – os dois primeiros ligados a 90% das verrugas genitais e os dois últimos, a 70% dos casos de câncer de colo do útero. Ao todo, há mais de cem tipos de HPV, vírus transmitido principalmente por meio de relação sexual, pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas. Em 2011, 5.160 mulheres morreram em decorrência dessa doença, o terceiro câncer mais comum entre as brasileiras, atrás dos tumores de mama e colorretal. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 290 milhões de mulheres no mundo têm HPV. A vacina em conjunto com atuais ações para rastreamento do câncer do colo do útero, possibilitará, nas próximas décadas, prevenir essa doença que representa hoje a segunda principal causa de morte por neoplasia entre mulheres no Brasil. Para garantir proteção completa, a imunização é de forma estendida, em três doses. A segunda aplicação deve ser feita 6 meses depois a primeira e a terceira, 5 anos depois. A vacinação contra o HPV no município de Sananduva iniciou neste mês de março, numa mobilização da Secretaria Municipal da Saúde, em conjunto com a Secretaria Municipal da Educação, está acontecendo nas escolas do Município. Já foram vacinadas aproximadamente 130 adolescentes. Cabe lembrar que a vacinação é uma forma de prevenção primária e não substitui o rastreamento do câncer, ou seja, a realização do exame citopatológico, nem o uso de preservativo em toda a relação sexual.