SEMINÁRIO DE MUNICIPALIZAÇÃO DOS OBJETIVOS DO MILÊNIO – 2014

Publicado em 14/03/2014, Por assessoria de imprensa

Aconteceu no dia 13/03 na Casa da Cultura de Sananduva o Seminário de Municipalização dos objetivos do Milênio. O evento contou com a presença do representante do Ministério da Secretaria Geral da Presidência da Republica Laurêncio Joao Korbes, Secretário Executivo do Núcleo Estadual dos Objetivos do milênio Daiçon Maciel da Silva, professor da UPF Laudir Luiz Auozani, secretário Municipais da região, vereadores e prefeitos. A abertura oficial dos trabalhos teve a participação do Vice-Prefeito Municipal de Sananduva, Loevir Benedetti, que falou da importância do trabalho dos Objetivos do Milênio para todos os municípios da região. O Programa de Municipalização dos Objetivos do Milênio visa a consolidação em todos os municípios do pais a proposta de politicas públicas orientada pelas Nações Unidas para promover a melhoria da qualidade de vida das populações. O trabalho desenvolveu-se em dois blocos, sendo o primeiro de nivelamento conceitual e metodológico dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio; e, o segundo tratou da estruturação e planejamento do Núcleo Regional do Nordeste, que abrange 18 municípios. NÚCLEOS REGIONAIS Os Núcleos Regionais de ODM fazem parte do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e são instâncias estratégicas no processo de mobilização para a Municipalização dos Objetivos do Milênio. Compõe-se de representantes dos próprios municípios da região. São fóruns articuladores do processo de municipalização no âmbito das respectivas regiões do estado. Levar os ODM aos municípios significa promover a criação dos Núcleos Municipais com a participação social, se possível, dos três setores da sociedade. Nesta atividade destaca-se a importância da participação de gestores públicos, dos conselheiros municipais e das lideranças da sociedade que tem afinidade com os ODM. No âmbito municipal os municípios da região serão convidados também a aderirem à Agenda de Compromissos, lançada pela Presidenta da República em janeiro de 2013 e que prioriza 25 políticas públicas que contribuem significativamente para a melhoria dos indicadores de ODM dos municípios. Os Núcleos Municipais mobilizam e articulam as forças locais para que a plataforma dos Objetivos do Milênio seja fonte inspiradora e orientadora no planejamento e na execução das políticas públicas do município. Gestão do Núcleo Regional Nordeste Para a coordenação do Núcleo Regional de ODM foi eleito um Colegiado Gestor composto pelas seguintes lideranças: Secretaria Executiva: Alceu Foiatto – Município São João da Urtiga; Secretaria Executiva Adjunta: Leonardo Brehn – Município de Lagoa Vermelha; Secretaria de Mobilização: Marlene Viero– AMUNOR/Sananduva; Secretaria de Mobilização Adjunta: Ronei Paulo Oliboni – Município de Sananduva; Secretaria de Comunicação: Daiana Trombeta - Município de São João da Urtiga; Secretaria de Comunicação Adjunta: Patrícia do Carmo Ribeiro - Município de Lagoa Vermelha. Encaminhamento Para dar continuidade ao processo de Mobilização dos Objetivos do Milênio na Região Nordeste, o Colegiado de Gestão definiu a realização de uma Reunião de Planejamento, que será realizada no dia 19 de março de 2014, tendo como local a Prefeitura de Sananduva.