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EDUCAÇÃO EM FOCO

Publicado em 26/02/2014, Por assessoria de imprensa

A Administração Pública Municipal através do setor pedagógico promoveu encontros e reuniões neste inicio do ano letivo de 2014 com Profissionais da área de educação com o objetivo de oferecer e subsidiar novas politicas educacionais para que todos os alunos possam atingir um maior rendimento. A implantação da política de ampliação do Ensino de oito para nove anos de duração tem como objetivo assegurar a todas as crianças um tempo mais longo de convívio escolar com mais oportunidades de aprendizagem. A aprendizagem não depende apenas do aumento do tempo de permanência na escola, mas também do emprego mais eficaz desse tempo, para que todos aprendam mais e de maneira mais prazerosa. Sananduva, busca a implantação de uma política educacional que priorize uma educação de qualidade, por isso desde 2009 estabelece parceria com o instituto Ayrton Senna, com os programas Circuito Campeão e Gestão Nota 10. O Programa Circuito Campeão é um Programa de gerenciamento da aprendizagem nos primeiros cinco anos do Ensino Fundamental, investindo no desenvolvimento de habilidades em leitura, escrita, matemática, ciências, história e geografia, com o objetivo de garantir o sucesso de todos os alunos, nos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental, atuando assim de forma preventiva para evitar o “fracasso escolar” e, consequentemente, alunos com distorção idade/série. O Programa Gestão Nota 10 é dirigido aos gestores de educação (diretores e coordenadores pedagógicos de escolas e equipe da secretaria de educação). Este oferece capacitação e ferramentas gerenciais para esses profissionais com o objetivo de elevar a qualidade da aprendizagem de forma equitativa, e também fortalecer a competência técnica das lideranças e das equipes de trabalho, criando uma interação ativa e cooperativa na escola e entre a escola e a secretaria de educação. Com o objetivo de fortalecer ainda mais o processo de ensino e aprendizagem, a secretaria municipal de educação e cultura oferece ferramentas que trazem novos subsídios aos professores, favorecendo o planejamento de sua prática pedagógica. Por isso neste ano foi criado o “Caderno Pedagógico”, para o professor, este contem as matrizes de competências e habilidades que são desenvolvidas com o aluno em cada ano e disciplina de ensino. Por que, trabalhar com competências e Habilidades? Muitos fatos têm ocorrido e nos fazem refletir sob a nossa responsabilidade como educadores, percebemos que a relação da humanidade com a natureza requer conhecimentos obtidos através de processos sistemáticos e ininterruptos que ocorrem, e ocorreram ao longo da história, no campo educacional. Pesquisas, estudos e análises que não podem ser ignorados ou dissociados do processo escolar, tanto, no que se refere ao conhecimento acadêmico quanto ao atitudinal. Se prestarmos atenção ao que acontece diariamente percebemos hoje que o poder do conhecimento não está mais em quem o tem, mas sim em quem sabe processá-lo, isto é, em quem sabe selecionar e utilizar as informações para realizar projetos pessoais ou coletivos, sejam eles bons ou não. E é justamente neste ponto que a educação tem relevância. Não é mais possível entender a escola de maneira reducionista, isto é, como local ideal para a transmissão de conhecimentos. Seu espaço é privilegiado para se ir além e desenvolver as diversas possibilidades de uso do conhecimento, de maneira que as pessoas adquiram habilidades para superar e transformar desafios em oportunidades, em harmonia com a humanidade e a natureza. Segundo Perrenoud, cada vez mais precisamos realizar um trabalho em equipe onde haja a cooperação entre os colegas que buscam ensinar em outros níveis: Não basta ter uma ideia aproximada dos programas dos anos anteriores e posteriores, assim como aqueles que moram em um país têm uma vaga ideia dos países limítrofes. O verdadeiro desafio é o domínio da totalidade da formação de um ciclo de aprendizagem, e, se possível, da escolaridade básica, não tanto para ser capaz de ensinar indiferentemente em qualquer nível ou ciclo, mas para inscrever cada aprendizagem em continuidade a longo prazo, cuja lógica primordial é contribuir para a construção das competências visadas ao final do ciclo da formação. (In Avaliar para promover, Jussara Hoffman – p. 31).

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