Vacinação é realizada em empresa do município, visando à Saúde do Trabalhador

Publicado em 05/02/2014, Por Assessoria de Imprensa

Com o intuito de zelar pela Saúde do Trabalhador a equipe da vigilância em saúde do trabalhador, juntamente com outros profissionais da Atenção básica, realizaram uma campanha de vacinação na empresa Vicato Alimentos, no dia 29 de janeiro. Os funcionários da empresa se fizeram presentes para completar esquemas vacinais, iniciados anteriormente na empresa. Esta foi a 3ª visita da equipe com o objetivo de administrar as vacinas do Tétano e Hepatite B. A Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador visa à redução dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Para isso são realizadas ações de promoção, reabilitação e vigilância na área de saúde. Tétano: Doença infecciosa aguda não contagiosa, causada pelo Closridium tetani, este pode ser encontrado na pele, fezes, terra, galhos, arbustos, águas putrefatas, poeira das ruas e trato intestinal de alguns animais. Não há transmissão direta de um indivíduo para outro, a infecção ocorre pela introdução de esporos em lesões, cortes, arranhões na pele e mucosas, ferimentos superficiais ou profundos de qualquer natureza. A imunidade permanente é conferida pela vacina. Recomenda-se três doses e um reforço a cada 10 anos, ou a cada 5 anos se gestante ou ferimento grave. Hepatite B: É uma doença provocada pelo vírus tipo B, que tem preferência por infectar os hepatócitos, as células do fígado causando um processo inflamatório crônico. Uma pessoa infectada pelo vírus pode desenvolver as seguintes formas da doença: hepatite aguda, crônica ou fulminante (forma rara da doença). O vírus está presente no sangue, na saliva, no sêmen e nas secreções vaginais da pessoa infectada. A maneira mais segura e eficaz de prevenir a infecção pelo VHP é tomar as três doses da vacina contra a hepatite B, assim distribuídas: a primeira, a segunda 30 dias após a primeira e a terceira seis meses depois da primeira.