DOE SANGUE, SALVE VIDAS!

Publicado em 07/01/2014, Por Assessoria de Imprensa

Você gostaria de ajudar uma pessoa, mesmo sem recompensa? Se a vida desta pessoa dependesse da tua ajuda? E se essa pessoa fosse da sua família, seu filho, mãe, pai, irmão...? Neste ano de 2014 a Administração Pública Municipal através da Secretaria da Saúde, continua com a Campanha de Doação de Sangue, disponibilizando um ônibus, mensalmente para ida de doadores de sangue para Passo Fundo. Todas as pessoas que tem interesse em doar sangue e salvar vidas, deverão procurar a Unidade de Saúde a qual pertence para se informar melhor, deixando o nome. A próxima viagem está marcada para o dia 28 de janeiro (terça-feira). Não fique aí parado, procure uma Unidade de Saúde e deixe o teu nome para doar sangue. Sua doação é muito importante, então não deixe de doar, pois hoje os outros precisam, amanhã pode ser você. Abaixo algumas orientações para o possível doador: Condições básicas para doar sangue: - Sentir-se bem, com saúde; - Apresentar documento de identidade oficial com foto; - Ter entre 18 e 67 anos, (podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos acompanhados dos pais ou com consentimento formal do responsável legal registrado em cartório para cada doação; o limite máximo de idade para a primeira doação é de 60 anos 11 meses e 29 dias); - Ter peso superior a 50 kg; Recomendações para o dia da doação: - Nunca vá doar sangue em jejum; - Faça repouso mínimo de 6 horas; - Não consuma bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem a doação; - Evite fumar 2 horas antes da doação; - Evite alimentos gordurosos. Cuidados pós-doação: - Evite carregar peso com o braço em que foi feita a coleta de sangue; - Evite esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas; - Aumente a ingestão de líquidos; - Não fume por cerca de 2 horas; - Evite bebidas alcoólicas por 12 horas; - Mantenha o curativo no local da punção por pelo menos quatro horas; - Não dirija veículos de grande porte; Quem não pode doar? - Quem teve gripe ou febre nos últimos dias; - Quem recebeu transfusão de sangue nos últimos 12 meses; - Mulheres grávidas ou que estejam amamentando; - Quem fez tatuagem ou colocou “piercing” nos últimos 12 meses; - Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade; - Pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como a aids, hepatite, sífilis e doenças de chagas.