Município disponibiliza teste rápido de sífilis durante o mês de outubro

Publicado em 21/10/2013, Por Assessoria de Imprensa

Durante o mês de outubro, o Município está disponibilizando o teste rápido de sífilis para todas as pessoas que tenham interesse em fazer este exame. A Campanha acontece em prol ao Dia Nacional de Combate a Sífilis ocorrido no sábado, dia 19/10. O exame está disponível em todas as Unidades de Saúde. É um teste simples com apenas uma picada no dedo e uma gota de sangue. O resultado é apresentado em 10 minutos. A doença A sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Podem se manifestar em três estágios. Os maiores sintomas ocorrem nas duas primeiras fases, período em que a doença é mais contagiosa. O terceiro estágio pode não apresentar sintoma e, por isso, dá a falsa impressão de cura da doença. É uma doença sexualmente transmissível que aparece com uma ferida indolor nos órgãos genitais acompanhada de uma íngua na virilha. Os sintomas surgem de 1 a 12 semanas após o contágio. As pessoas infectadas podem não apresentar sintomas ou estes podem surgir até 6 meses após o contágio. Podem aparecer manchas no corpo, palmas das mãos e planta dos pés. A sífilis congênita transmitida pela mãe infectada para o bebê durante a gravidez pode ocasionar aborto ou parto prematuro, má formação fetal e morte, além de problemas físicos ou mentais. No pré-natal disponibilizamos o teste rápido e de laboratório no início da gestação e um segundo exame por volta da 30ª semana de gestação. Existe tratamento e esta doença é curável desde que seja diagnosticada precocemente, sendo assim, procure uma Unidade de Saúde durante este mês de outubro e faça o seu teste rápido.