Programa de Tratamento do Fumante: mais saúde para a população sananduvense

Publicado em 17/10/2013, Por Assessoria de Imprensa

Com o objetivo de prevenir a iniciação no consumo de derivados do tabaco entre crianças e adolescentes, e principalmente estimular o abandono do fumo entre os já dependentes, a administração municipal, através da Secretaria de Saúde, investe esforços para apoiar os fumantes a abandonar o hábito de fumar como a realização do Programa de Abordagem e Tratamento ao Fumante. O Programa fornece todas as informações e estratégias necessárias para direcionar seus próprios esforços nesse sentido. As reuniões consistem em uma abordagem ativa e programática em que os participantes são incentivados a por em prática o que aprenderam no grupo. Atualmente o Programa de Abordagem e Tratamento do Fumante conta com dois grupos: um na Unidade Central e outro na Unidade da Vila Jardim. O Grupo de Tabagismo da Unidade Central iniciou as suas atividades no dia 25 de junho deste ano, com 17 participantes. Foram realizadas reuniões semanais no primeiro mês, no segundo mês reuniões quinzenais e agora as reuniões estão sendo mensais. O grupo está sob coordenação da enfermeira Susana Maschio Navarini e da psicóloga Mônica Copatti. Em cada sessão prevalece o respeito mútuo, ética, escuta terapêutica, atenção individual, discussão sobre diversos assuntos e tarefas sobre os assuntos discutidos. As sessões tem duração de aproximadamente uma hora e no final de cada encontro são combinadas as atividades para os próximos, sendo também distribuído a medicação para quem está utilizando. A enfermeira Susana relata que o grupo de tabagismo é um apoio essencial para os participantes, sendo que se tentassem parar de fumar sozinhos teriam muitas dificuldades e não atingiriam o objetivo. “O apoio profissional e dos colegas é fundamental nesta difícil tarefa de parar de fumar”, explica ela. As experiências dos participantes Para entender melhor os benefícios de participar deste Programa, nada melhor do que o depoimento de quem está diariamente lutando para abandonar o vício. A seguir, dois destes participantes (com identidades preservadas) contam as suas experiências: C.Q – “Os encontros foram e são o sustentáculo da nossa decisão e persistência para nos incentivar e motivar a deixar a dependência do cigarro”. M.G – “Os encontros são muito importantes. Quando eles eram semanais, nos víamos mais seguido e agora que é mensal a gente sente falta de nos reunirmos. O medicamento é um suporte muito importante e os encontros são um apoio a mais, ali a gente compartilha experiências e sente-se melhor”. A procura para participar do Programa está aumentando e conforme as possibilidades serão iniciados novos grupos, sempre com a certeza de ofertar total atenção a todos.