Campanha estimula a doação de sangue

Publicado em 10/10/2013, Por Assessoria de Imprensa

A administração pública municipal, através da Secretaria da Saúde, está organizando o deslocamento de doadores de sangue para Passo Fundo, mensalmente. Todas as pessoas que tem interesse em doar sangue e salvar vidas deverão procurar a Unidade de Saúde que pertencem para se informar. No mês de outubro a viagem está agendada para o dia 22. Lembre-se, a sua atitude pode salvar vidas. Abaixo, algumas orientações para o possível doador. *Condições básicas para doar sangue: - Sentir-se bem, com saúde; - Apresentar documento de identidade oficial com foto; - Ter entre 18 e 67 anos, 11 meses e 29 dias (podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos acompanhados dos pais ou com consentimento formal do responsável legal registrado em cartório para cada doação. O limite máximo de idade para a primeira doação é de 60 anos 11 meses e 29 dias); - Ter peso superior a 50 kg. *Recomendações para o dia da doação: - Nunca vá doar sangue em jejum; - Faça repouso mínimo de 6 horas; - Não consuma bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem a doação; - Evite fumar 2 horas antes da doação; - Evite alimentos gordurosos. *Cuidados pós-doação: - Evite carregar peso com o braço em que foi feita a coleta de sangue; - Evite esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas; - Aumente a ingestão de líquidos; - Não fume por cerca de 2 horas; - Evite bebidas alcoólicas por 12 horas; - Mantenha o curativo no local da punção por pelo menos quatro horas; - Não dirija veículos de grande porte. *Quem não pode doar: - Quem teve gripe ou febre nos últimos dias; - Quem recebeu transfusão de sangue nos últimos 12 meses; - Mulheres grávidas ou que estejam amamentando; - Quem fez tatuagem ou colocou “piercing” nos últimos 12 meses; - Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade; - Pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como a Aids, Hepatite, Sífilis e Doença de Chagas.