Reuniões extraordinárias da Amunor e Avenor definem ações em solidariedade aos agricultores de Sananduva

Publicado em 18/07/2013, Por Assessoria de Imprensa

Os prefeitos e vereadores que fazem parte da Amunor e Avenor, convocados pelos seus respectivos presidentes, Seger Menegaz e Alceu Foiatto, realizaram reuniões extraordinárias na terça-feira (16/07), para tratar sobre as invasões de terras produtivas pelos indígenas no Município de Sananduva. Na ocasião, em solidariedade as famílias atingidas e envolvidas no confronto do dia 15 de julho de 2013, houve um encontro na Brigada Militar reunindo os prefeitos e vereadores com o tenente-coronel Leonel Bueno, comandante do CRPO/Serra, e com o major Fabiano Paim, comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar. Como resultado ficou definido a divulgação de um manifesto que apoia incondicionalmente o Município de Sananduva e seus habitantes em virtude dos eventos ocorridos. A Amunor e a Avenor solicitam ao Governo Federal cópia dos documentos que comprovam o cancelamento de futuras demarcações de áreas indígenas definido em discursos e pela imprensa. Ainda, solicitam ao Governo do Estado que garanta a segurança dos habitantes de Sananduva e região, designando força policial especial imediatamente, garantindo com isso a ordem social e evitando novos confrontos. A Amunor e a Avenor sugerem aos municípios que decretem “Estado de Emergência” em função da falta de segurança de seus munícipes e em especial ao Município de Sananduva. Durante a tarde de terça-feira (16), na Praça Central da cidade, aconteceu novo ato público em solidariedade aos agricultores e de repúdio à violência que ocorreu na tarde de segunda-feira, na comunidade de São Caetano, que resultou na hospitalização de algumas pessoas e bens públicos e particulares depreciados.