Parcela única do IPTU com desconto vence no dia 15 de abril

Publicado em 04/04/2013, Por Assessoria de Comunicação

O recolhimento do IPTU é fundamental para o desenvolvimento do Município. O pagamento do Imposto deste ano tem vencimento no próximo dia 15 de abril com desconto de 15%. Se o contribuinte optar pelo pagamento parcelado, o mesmo será realizado em 15 de abril, 15 de maio e em 15 de junho. Os recursos arrecadados são revertidos em obras e investimentos para a área de saúde, educação, segurança e infraestrutura em geral. No ano passado, com o valor arrecadado do IPTU foi possível investir na construção do Ginásio de Esportes Santa Teresinha, nas obras de pavimentação nos bairros e avenidas da cidade, aquisição de ambulância e um carregador. Isenções do IPTU Conforme informações da Secretaria da Fazenda, já foram protocolados até o momento 215 requerimentos para isenção do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano. A Lei Municipal n° 1223 estabelece a isenção do pagamento do imposto quando o imóvel é cedido gratuitamente para uso exclusivo da União, Estados, do Distrito Federal ou do Município e de suas autarquias; imóvel pertencente ou cedido a sociedade ou instituição sem fins lucrativos que se destina a congregar classes patronais ou trabalhadoras, com finalidade de realizar sua união, representação, defesa, elevação de nível cultural, físico ou recreativo; declarados de utilidade pública para fins de desapropriação, a partir da parcela correspondente ao período de arrecadação do imposto em que ocorrer a emissão de posse ou ocupação efetiva pelo poder desapropriante; imóveis pertencentes a viúvas, órfãos menores não emancipados, inválidos, anciãos com mais de 60 anos de idade, as desquitadas ou divorciadas com filhos menores sob sua guarda, que possuam um único imóvel, para seu uso residencial e que não tenham rendimentos superiores a um salário mínimo mensal. O contribuinte enquadrado em uma das situações descritas pode requerer o comprovante e protocolar junto ao setor de Tributação da Secretaria Municipal da Fazenda.