Política de Saúde do Adolescente é fortalecida no Município

Publicado em 14/02/2013, Por Assessoria de Imprensa

Desde o ano de 2010, quando o Município de Sananduva, através da Secretaria de Saúde, aderiu a Política de Saúde do Adolescente foram incluídos no Programa aproximadamente 420 jovens. Com eles foram desenvolvidos trabalhos educativos pela Equipe Multidisciplinar de Saúde que utiliza como instrumento de apoio a Caderneta de Saúde do Adolescente. A estratégia possibilita que este público tenha informações sobre autocuidado, evolução do corpo feminino e masculino, sexo seguro, planejamento familiar, higiene bucal, alimentação saudável, vacinas, projeto de vida e outros temas sugeridos pelos próprios adolescentes. Também é realizada a avaliação da saúde bucal, verificado índice de massa corporal e aferição da pressão arterial. O envolvimento das Equipes de Saúde da Família visa garantir assistência ao adolescente na atenção básica de forma articulada com a escola, além de propiciar uma rede de apoio que estimule o autocuidado, o seu potencial criativo e resolutivo envolvendo a participação ativa do adolescente no sentido de refletir sobre os caminhos que pode tomar em sua vida. Neste ano, os trabalhos iniciaram no dia 05 de fevereiro quando as enfermeiras Liliane Marques e Vanusa dos Santos Zenere, acompanhadas pelo Secretário da Saúde Omar Contri, apresentaram o projeto na reunião mensal dos diretores de escolas, solicitando a continuação da parceria para o andamento dos trabalhos durante este ano. Na mesma semana, em reunião das enfermeiras foi debatido sobre o fortalecimento da política e organizado a manutenção do projeto para o ano de 2013, sendo que cada Unidade de Saúde fica responsável pelos adolescentes das escolas da sua área de abrangência.