Secretaria de Saúde alerta para os cuidados com a gripe A

Publicado em 09/07/2012, Por Assessoria de Imprensa

Com a chegada do inverno e das temperaturas baixas, doenças respiratórias se proliferam com maior facilidade. Os profissionais da saúde e a população em geral devem redobrar os cuidados, principalmente com a Influenza A (H1N1). Apesar do Município de Sananduva não registrar caso confirmado da doença, a Secretaria Municipal de Saúde alerta para os cuidados com a gripe A. O que é? A Influenza A (H1N1), também conhecida como gripe A ou gripe suína, é uma doença respiratória aguda tendo o primeiro caso confirmado em abril de 2009, no México. Sintomas e Transmissão Os sintomas da doença são semelhantes ao de uma gripe sazonal: febre súbita, tosse, dor de garganta, dor de cabeça e dor muscular, porém, podendo evoluir rapidamente com complicações pulmonares. Ela é transmitida de pessoa para pessoa, através do contato pessoal ou de objetos contaminados, assim como pela tosse ou espirro, sendo que o vírus permanece ativo por 2 a 8 horas em superfícies como maçanetas, corrimões, mesas, cadeiras, roupas, e demais. Se você apresentar um ou mais sintomas procure uma unidade de saúde ou atendimento médico mais próximo e nunca utilize medicações sem orientação médica, pois, dificulta o diagnóstico, pode piorar os sintomas e agravar a doença. Como evitar Acredita-se que o vírus H1N1 seja o vírus de gripe sazonal mais contagioso dos últimos tempos. A melhor forma de evitar a gripe A é redobrando os cuidados de higiene, especialmente pela lavagem constante das mãos, ou uso de álcool gel quando não tiver água e sabão por perto, além de utilizar lenço descartável ao espirrar e cobrir a tosse.