SAMU divulga relatório de atendimentos em 2011

Publicado em 04/05/2012, Por Assessoria de Imprensa

O SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência divulgou o relatório de atendimentos realizados durante o ano de 2011. No relatório descritos é possível acompanhar o número de atendimentos realizados em cada mês, bem como a concentração dos casos. No total foram 285 atendimentos. O Serviço iniciou em Sananduva no dia 08 de dezembro de 2010. Atualmente, o SAMU 192 conta com nove funcionários sendo: quatro técnicos (as) em enfermagem, quatro condutores e uma enfermeira responsável técnica. Estes foram capacitados para atuar na Urgência e Emergência com curso teórico realizado em Porto Alegre e prático nas bases da região metropolitana, sendo que as capacitações continuam acontecendo conforme cronograma do Estado e/ou Municipal. A base do SAMU se localiza na Rua Zigomar Luiz Leite, anexo ao Hospital Beneficente São João e conta com o serviço de Suporte Básico composto por uma ambulância e tripulado por dois funcionários, sendo um condutor e um (a) técnico (a) de enfermagem. O deslocamento desta equipe é autorizado e regulado pela Central de Regulação localizada em Porto Alegre. Analisando o relatório é possível observar que os atendimentos realizados pelo SAMU em Sananduva, no ano de 2011, variaram bastante em quantidade mensal, sendo que o maior número é registrado em agosto. A maior porcentagem de atendimentos do SAMU, no ano de 2011, se concentrou em casos clínicos, geralmente atendimentos em residências domiciliares. Em segundo lugar aparecem os acidentes de trânsito e em terceiro as quedas (estas englobam quedas da própria altura, de moto, de telhados). Outros atendimentos englobam, por exemplo, queimadura, parada cardio-respiratória, intoxicação exógena, luxação e demais, e ainda, as recusas de atendimento e as vítimas que foram removidas por outros meios. Sobre o SAMU O SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um serviço que acolhe pedidos de ajuda médica de cidadãos acometidos por agravos agudos à sua saúde, de natureza clínica, psiquiátrica, cirúrgica, traumática, obstétrica e ginecológica, com acesso telefônico gratuito pelo número nacional 192, de uso exclusivo das Centrais de Regulação Médica de Urgências do SAMU, de acordo com Decreto da Presidência da República nº 5.055, de 27 de abril de 2004.