Alerta sobre a dengue

Publicado em 08/03/2012, Por Assessoria de Imprensa

A dengue é uma doença febril aguda, que pode ser benigna ou grave. Se manifesta através de febre alta, 39 a 40, graus associada a cefaléia, dor de cabeça, dores musculares, abatimento, dor nas articulações, dor retro-orbitária, em torno dos olhos e vermelhidão na pele com ou sem coceira. Em casos mais graves podem ocorrer náuseas, vômitos, diarréia e hemorragias. O seu principal vetor é o mosquito Aedes Aegypti, sendo que a transmissão se dá através da picada da fêmea infectada, que ocorre geralmente durante o dia. Não possui tratamento especifico, sendo tratados somente os sintomas principais associados a repouso e ingestão de líquidos. Devendo ser evitado o uso de medicação sem orientação médica, principalmente o ácido acetilsalisílico (aspirina). O Município de Sananduva é considerado não infestado, mas, realiza constantemente atividades de prevenção a dengue através de visitas semanais as armadilhas, quinzenal aos pontos estratégicos e diariamente aos domicílios através dos agentes de campo. Atitudes que podem ser adotadas na prevenção da dengue: - Não deixar acumulada água em garrafas e pneus; - Manter limpo pratos de plantas, substituindo a água por areia grossa e úmida; - Cobrir e dar o destino adequado ao lixo; - Manter tampa de caixas d’água, poços e latões bem fechados. Colabore com a Vigilância do Município, ajudando na prevenção e combate a dengue.