Administração municipal promove dia de doação de sangue em Sananduva

Publicado em 23/11/2011, Por Assessoria de Imprensa

A Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com o Hemocentro Regional de Passo Fundo – Hemopasso, promoveu no dia 12 de novembro a campanha de doação de sangue “Doe sangue e salve vidas”. O evento ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Teresinha. Os doadores se inscreveram previamente nas Unidades Básicas de Saúde. Dos 150 inscritos, 109 puderam realizar a doação. Para efetivar a doação, o doador passou por várias etapas: • Cadastramento; • Verificação de pressão arterial, peso, altura, pulso; • Exame rápido para verificação de anemia; • Entrevista com equipe de enfermagem para confirmação da doação. A coleta de 450 ml de sangue durou em torno de 5 a 15 min. Após o doador recebeu um lanche e ficou em observação por alguns instantes pelos profissionais de saúde. Os doadores receberão os resultados dos exames dentro de 15 dias após a doação. A Secretaria da Saúde comunica aos interessados em serem doadores de sangue que se cadastrem na Unidade de Saúde, pois a campanha de doação de sangue acontece mensalmente através do agendamento e disponibilidade de transporte até Passo Fundo. A administração municipal de Sananduva agradece a todos que se engajaram nesta campanha, pois além de ser um procedimento seguro é um ato de solidariedade que salvará muitas vidas.